Home » Arquitetura » Elétrica » Altura ideal de tomadas e interruptores de luz e 4 dicas de instalação

Altura ideal de tomadas e interruptores de luz e 4 dicas de instalação

Está construindo e não sabe qual a altura padrão de interruptores e tomadas? Veja qual a altura ideal em que devem ser colocadas as tomadas e os interruptores aí na sua casa, de uma maneira prática e fácil de utilizar.

03/03/2015 14h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h45m por:

 

Todo o projeto de uma casa deve ser elaborado de acordo com padrões pré-estabelecidos, que indicam, dentre outras coisas, a medida ideal para construção de cada ambiente, e também o local exato onde ficarão portas e janelas do imóvel.

Este projeto é elaborado com uma série de medidas, de altura, largura e comprimento, para construção de qualquer imóvel, e serve como um guia para ser usado na hora de realizar a obra como um todo.

*Confiram também este artigo, que mostra como fazer a instalação dos interruptores de sua casa, e os principais cuidados que você deve tomar durante a troca: Como trocar interruptor de lâmpada.

Altura-ideal-de-tomadas-e-interruptores-001

Dentre estas medidas temos a altura ideal para colocação de tomadas e interruptores, que deve ser seguida para que cada família possa ligar seus aparelhos eletroeletrônicos em cada cômodo, de maneira simples e sem dificuldade de utilização.

Confira:

– Tipos de interruptores para sua residência;

Qual a altura ideal para colocação de tomadas e interruptores

E de acordo com os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a altura de colocação das tomadas e interruptores deve ser feita de acordo com estes parâmetros:

Altura-ideal-de-tomadas-e-interruptores-004

1. Distância do piso

Para tomadas fixas próximo ao piso: devem ser colocadas a uma distância de 30 cm em relação ao piso assentado.

2.Distância média

Para tomadas e interruptores em altura média: devem ser colocadas a uma distância que varia entre 1.20 m a 1.30 m em relação ao piso assentado.

Aprenda:

– Como trocar interruptores de luz;

3. Distância próxima do teto

Para tomadas fixas próximo ao teto: devem ser colocadas a uma altura que varia entre 2 m a 2.25 m em relação ao piso assentado.

Altura-ideal-de-tomadas-e-interruptores-002

Vale lembrar que estas são medidas padronizadas e recomendadas para que qualquer instalador não tenha problemas com relação à colocação de tomadas e interruptores em uma altura ideal, e que atenda as principais necessidades de uma casa, como a instalação de equipamentos eletrônicos e lâmpadas.

4 dicas para colocação das tomadas e interruptores

Separamos também algumas dicas que vão contribuir para colocação de tomadas e interruptores aí na sua casa:

1. Posição das tomadas

Em geral, as tomadas e os interruptores são instalados em posição vertical, mas nada impede que sejam colocados na posição vertical aí na sua casa;

2. Instalação de caixinhas

A colocação das caixinhas é feita na parede, sempre rente ao reboco finalizado, que vai receber a tinta;

Altura-ideal-de-tomadas-e-interruptores-003

3. Caixinhas externas

Outra opção de instalação são as caixinhas externas, que permitem a instalação de tomadas e interruptores sem que seja preciso quebrar as paredes, e podem ser feitas em ambientes comerciais ou residenciais.

4. Coerência na decoração

E por uma questão estética, as tomadas e os interruptores devem ser instalados na mesma altura em todos os cômodos da casa, para que a decoração siga um padrão linear.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.