Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Altura padrão para corrimão de escadas e distância da parede

Altura padrão para corrimão de escadas e distância da parede

Está construindo e não sabe qual a altura padrão para instalar o corrimão? Veja a altura ideal e distância de instalação de um item de segurança muito importante para uso em escadas, rampas e corredores.

04/03/2015 10h33m. Atualizado em 29/05/2019 20h55m por:

 

O corrimão é um item de segurança que pode ser instalado em casas e prédios, de forma preventiva ou obrigatória, de acordo com as normas de segurança para cada tipo de imóvel. Em suma, o corrimão, ou mainel como também pode ser chamado, é um apoio lateral, fabricada em madeira, metal, aço, bambu, mármore, ferro, e outros materiais, que pode ser instalado em escadas retas, corredores e rampas, e que serve de apoio para quem caminha por estes locais.

Altura-ideal-para-corrimão-de-escadas-001

Mesmo o corrimão sendo de vidro, o mesmo deve seguir à uma altura padrão

E seu uso oferece às pessoas um apoio seguro para melhor circulação nestes locais, em especial para crianças, idosos, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais.

Altura recomendada para instalação de corrimão

Mas para garantir esta segurança na hora de caminhar é necessário que o corrimão seja instalado em uma altura apropriada, que é regulamentada por normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

NBR 9050 e NBR 9077

E a altura ideal recomendada para o uso dos corrimões em escadas é definida por duas normas, a NBR 9050 e a NBR 9077, que determinam:

1. Altura do corrimão

A altura do corrimão em escadas deve ser entre 80 cm e 92 cm em relação ao piso. Já a altura de um corrimão com acessibilidade deve ser de 92 cm, porém, se o corrimão for instalado em rampas ele deve possuir duas alturas, aonde a altura inferior é de 70 cm e a altura superior deve ter 92 cm em relação ao piso.

Altura-ideal-para-corrimão-de-escadas-002

Altura ideal para instalação do corrimão em escadas.

Caso tenha crianças circulando no local, um segundo corrimão deve ser instalado a uma altura de 70 cm em relação ao piso, permitindo assim seu uso por elas.

2. Distância entre corrimão e a parede

Já a distância do corrimão em relação à parede deve ser, para área interna de 4 cm, e para área externa de 10 cm.

E caso a escada ou rampa for muito larga, com distâncias maiores que 2,40 m, um segundo corrimão deve ser instalado. Porém, para garantir maior acessibilidade um segundo corrimão pode ser instalado em um intervalo mínimo de 80 cm de abertura.

Ergonomia e conforto as mãos

Outro ponto importante a se destacar para uso dos corrimões em escadas, rampas e corredores é o conforto que eles devem garantir na hora em que as pessoas se apoiam sobre ele.

Altura-ideal-para-corrimão-de-escadas-003

Ergonomia e acessibilidade demonstradas neste modelo de corrimão.

Para isso é necessário que o corrimão seja feito em um formato confortável as mãos, sem pontas ou arestas que possam machucar as pessoas. Ele também deve oferecer pontos de apoio em toda extensão, para suportar um grande peso, de acordo com o volume de circulação de cada ambiente.

Decore:

– Escadas para decorar dentro de casa;

O comprimento do corrimão da escada deve se estender por toda área necessária ao seu uso, sem interrupções e livre de obstruções, e ele deve ter um prolongamento de 30 cm em escadas e rampas, o que facilita a acessibilidade.

Altura-ideal-para-corrimão-de-escadas-004

Laterais com longarinas para evitar quedas na lateral da escada.

E se ao lado do corrimão não tiver uma parede de apoio, é necessário colocar longarinas ou balaustres para diminuir o vão existente, para evitar acidentes.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.