Home » Arquitetura » Elétrica » Instalação de interruptores simples e paralelos em sua residência

Instalação de interruptores simples e paralelos em sua residência

Não sabe a diferença entre interruptores simples e paralelo? Aprenda como é feita a instalação elétrica de interruptores simples e paralelos na casa, e vejam as dicas de onde cada um deles é mais importante.

04/03/2015 18h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h46m por:

 

Ao longo dos anos muitos objetos foram inventados para facilitar a vida das pessoas, de modo a lhes oferecer conforto e comodidades que são indispensáveis no lar.

Um destes inventos é o interruptor, que nos permite acender as lâmpadas de cada cômodo da casa, oferecendo assim conforto aos olhos, e também segurança no caminhar.

Ele pode ser instalado em cada ambiente da casa, e sua instalação pode ser feita em um esquema elétrico simples ou paralelo, como veremos a seguir:

Interruptores simples e paralelos

O interruptor é um dispositivo desenvolvido para cessar a circulação de corrente elétrica de um circuito, permitindo assim que o mesmo seja ativado ou desativado quando necessário.

1. Instalação de interruptores simples

Sua instalação pode ser feita em um circuito elétrico simples, que é montado com apenas um botão de acionamento, que ao ser pressionado liga ou desliga uma ou mais lâmpadas conectadas ao circuito. Ele é vendido em modelos com dois bornes (locais aonde são conectados os fios elétricos), e pode ser encontrado também com tomadas e outros interruptores.

Modelos-de-interruptores-paralelos-e-simples-003

Tipos de interruptores, simples e paralelos.

Este é o modelo de instalação usado na maioria dos cômodos da casa, como a cozinha, o banheiro e a sala de estar.

2. Instalação de interruptores paralelos

Já na instalação de interruptores em paralelo, são colocados dois interruptores em um circuito, e ambos são responsáveis por acender ou apagar uma mesma lâmpada, ou mais lâmpadas conectadas ao circuito. Este outro é semelhante em aparência ao anterior, mas é vendido em modelos com três bornes.

Modelos-de-interruptores-paralelos-e-simples-001

Este outro modelo é indicado para uso em corredores, garagens e ambientes que tenham duas entradas, pois permite que as lâmpadas sejam ligadas em um local e desligadas em outro. Um exemplo de seu uso é na garagem de casa, que pode ter um interruptor ao lado do portão, e outro na entrada da sala para mesma lâmpada.

Modelos-de-interruptores-paralelos-e-simples-002

Diagrama de instalação de interruptores simples e paralelos.

 

Dicas de instalação de interruptores simples e paralelos

E para lhes demonstrar na prática como é feita a instalação de cada um destes interruptores, separamos abaixo estes vídeo tutoriais:

No primeiro vocês conferem como é feita a instalação de um interruptor simples, e também algumas dicas de segurança para correta instalação:

E neste outro vídeo vocês acompanham o esquema de instalação de interruptores em paralelo:

Vale lembrar que toda instalação elétrica deve ser feita por pessoas habilitadas ao serviço, e sempre que um reparo for realizado é necessário desligar a rede elétrica do local.

 

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Instalação de interruptores simples e paralelos em sua residência

  1. gideao jose da silva disse:

    muito bom .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.