Home » Arquitetura » Elétrica » Como fazer um check up na parte elétrica em 6 passos simples

Como fazer um check up na parte elétrica em 6 passos simples

Está reformando? Aprenda as dicas para fazer um check up na parte elétrica de sua casa, e vejam algumas dicas para manter a instalação sempre em ordem.

02/03/2015 10h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h45m por:

 

Ao longo dos anos muitos equipamentos passaram de simples acessórios de lazer para itens de uso diário e foram ganhando um espaço mais amplo em nosso dia adia. E boa parte destes equipamentos atuais são movidos a eletricidade, e com isso necessitam ficar na tomada durante todo tempo de uso.

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-003

Porém, toda esta demanda necessita de uma rede elétrica residencial projetada para suportar sua carga, e que na maioria das residências brasileiras não está preparada adequadamente para esta finalidade (cerca de 95% delas), de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

O que causa uma instalação elétrica não segura

Muitas casas e apartamentos possuem instalação elétrica que passa dos 10 anos, e por isso é considerada uma instalação antiga, e isso a torna uma instalação não segura e que necessita ser substituída.

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-005

Existe também as instalações que foram feitas sem o aterramento adequado, ou mesmo com uma fiação muito fina, e que com o passar dos anos pode gerar curtos e sobrecargas, e até mesmo o risco de incêndios.

Sem falar nos remendos e emendas de fios e cabos elétricos, tomadas em modelos ultrapassados, fios desencapados pelos cantos da casa, dentre outros fatores que tornam uma instalação elétrica residencial não segura.

– Instale uma luminária pendente em sua residência;

Fazendo um check up para verificar a segurança da rede elétrica

É sempre importante fazer um check up periódico para verificar alguns pontos importantes da parte elétrica de nossas casa, e que deve ser feita por um profissional qualificado em instalações elétricas residenciais:

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-007

1. Fiação:

Em um período de 5 anos, os fios vão ficando ressecados, frágeis e perdem sua capacidade isolante, e com isso podem causar acidentes. Então o primeiro passo é a realização da análise dos fios, para avaliar sua qualidade e também sua espessura, que varia de espessura para cada parte da instalação, e deve seguir um padrão adequado para suportar a tensão dos equipamentos;

– Aprenda como montar uma extensão;

2. Aterramento:

Outro ponto importante é ver se a casa possui aterramento, que aumenta a segurança da parte elétrica, e que fica localizado próximo da caixa de energia;

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-002

3. Tomadas:

Atualmente o padrão das tomadas brasileiras possui três pinos, sendo que um deles é um terminal extra de aterramento. Estas novas tomadas são muito mais seguras e evitam o risco de choques acidentais, principalmente entre as crianças;

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-006

4. Equipamentos mais econômicos:

Equipamentos antigos também são grandes vilões da parte elétrica das residências, pois consomem muito mais energia e se aquecem com mais facilidade. Prefira o uso de equipamentos com selo de economia de energia, que são muito mais seguros e econômicos;

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-004

5. Benjamins e extensões:

Utilize apenas modelos certificados pelo INMETRO, e não amontoe vários destes em um só local, pois isso pode causar curtos na rede elétrica, mesmo que eles tenha sido aprovados para uso;

6. Caixa de distribuição:

Ela deve ficar em um local seguro, longe de umidade, em uma altura onde crianças não mexam e livre de obstáculos a sua volta. E nela devem ser instalados disjuntores setorizados para cada ambiente da casa, o que facilita futuras manutenções, como a troca de um chuveiro ou mesmo da tomada da sala.

O que fazer para melhorar a parte elétrica de casa

Caso estes itens chegados apresentem problemas, o recomendado para melhora da parte elétrica de sua casa é:

Como-fazer-um-check-up-na-parte-elétrica-008

1. A troca da fiação elétrica, principalmente se ela for muito antiga;
2. Colocação de um aterramento adequado;
3. Melhorias na caixa de distribuição, com a colocação de um modelo atual e mais seguro;
4. Não utilização de vários equipamentos ligados na mesma tomada;
5. Compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que possuam selo de economia de energia, para garantir um melhor consumo sem gastos abusivos.

Com estas medidas dá para manter a instalação elétrica de sua casa muito mais segura e livre de acidentes.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.