Home » Arquitetura » Notícias » 14 modelos Lofts urbano: Um conceito em ascensão

14 modelos Lofts urbano: Um conceito em ascensão

Procura modelos de lofts para comprar? Entenda o que são os lofts urbanos, seu conceito, sua origem e também como ele vem se tornando uma ótima opção de moradia em todo mundo.

19/03/2015 04h33m. Atualizado em 22/03/2015 21h01m por:

 

O loft é um conceito de moradia que, apesar de ser nascido por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, a cada ano ganha novos ares, e com isso tem se tornando uma opção de moraria elegante e confortável, e que une em um só local a sustentabilidade, a economia energética, a boa acessibilidade e também as tendências modernas da decoração.

E isto ocorreu de forma mais intensa depois que o loft passou a ser visto em filmes consagrados, como Ghost e Flashdance, e até em seriados atuais, como Smallville.

Lofts-urbano-001

Desta forma, a cada ano os lofts urbanos, como são popularmente conhecidos atualmente, estão sempre presentes em eventos voltados ao setor da decoração, como o Casa e Cor, e também são morada de diversas celebridades.

O surgimento do Loft

Em uma tradução literal, o termo loft quer dizer, em inglês, região elevada. E a palavra loft se refere ao sótão ou mezanino de um imóvel, e é relacionado ao espaço localizado logo abaixo do telhado, e que é muito utilizado para armazenamento de materiais. Este espaço está presente em galpões de indústrias, celeiros, galpões e casas, e seu uso na área de arquitetura é datado desde o século XIII.

Lofts-urbano-002

Na época surgiu a expressão hayloft, que designava um espaço destinado ao armazenamento do feno no mezanino dos celeiros, e que também servia como moradia para os empregados das fazendas.

Lofts-urbano-003

Muito tempo depois, por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, os grandes galpões abandonados das indústrias passaram a ser usados como moradia barata, que eram a única opção para os trabalhadores de a época ter um local para dormir, e que fosse próximo de seus empregos.

Lofts-urbano-004

A partir daí foi criado o conceito de loft urbano, que era a adaptação da parte superior dos grandes espaços em moradias, com pé direito mais elevado, sem divisão entre os ambientes, e com o dormitório sendo construído na área do mezanino.

Os Lofts na atualidade

Com o passar dos anos, e com os lofts entrando cada vez mais em evidência, eles passaram a ser usados como moradia não só para os moradores com baixa renda, mas se tornaram opções muito elegantes de moradia para todas as classes sociais, sendo criado assim o conceito de Loft Living, ou vida em lofts.

Lofts-urbano-005

Desta forma os lofts não são mais construídos apenas em galpões de fábricas ou regiões abandonadas, mas também são projetados por arquitetos em todas as partes do mundo, mantendo sempre seu estilo característico, que é o da amplitude do espaço com o pé direito elevado, ambientes construídos em plano aberto, e dormitórios localizados na região do mezanino, o que os diferencia dos apartamentos com dois andares.

Lofts-urbano-006

Isto garante aos lofts maior aproveitamento de iluminação natural, melhor circulação de ar no ambiente, o uso do design universal, que é focado no melhor aproveitamento do espaço decorativo, e muito mais.

Modelos de Lofts urbanos

E abaixo vocês conferem alguns modelos de lofts urbanos, que são charmosos, elegantes e podem ser encontrados no Brasil e em várias partes ao redor do mundo:

Lofts-urbano-007

 

A decoração industrial está em alta para lofts em todo mundo;

Lofts-urbano-008

Lofts-urbano-009

 

Janelas grandes fazem parte da maioria dos lofts de luxo;

Lofts-urbano-010

Lofts-urbano-011

Lofts-urbano-012

 

A decoração rústica normalmente é usada em lofts;

Lofts-urbano-013

Lofts-urbano-014

Lofts-urbano-015

Lofts-urbano-016

Fábricas antigas são transformadas em lofts de luxo em alguns países;

Lofts urbano 011

Lofts urbano 012

Lofts urbano 013

Lofts urbano 014

E você gostou dos modelos de lofts urbanos?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *