Home » Arquitetura » Materiais de Construção » 2 tipos de Impermeabilizante para telhado e como aplicar

2 tipos de Impermeabilizante para telhado e como aplicar

2 tipos de impermeabilizantes usados em telhados e como funciona o mesmo, quais os modelos mais utilizados e como é feita a aplicação do material no telhado.

14/01/2015 12h33m. Atualizado em 13/05/2015 16h38m por:

 

Um problema muito comum que costuma aparecer em alguns telhados e lajes com o passar dos anos são as infiltrações, que acabam produzindo goteiras por toda casa, que são bem chatas e acabam destruindo a parede da laje. Estas infiltrações são causadas pela água da chuva, que acaba se infiltrando em pequenas rachaduras nas telhas ou mesmo na laje, e vai se acumulando ali em forma de poças, que depois de um tempo penetram no concreto, produzindo assim goteiras e o mofo, que é causador de muitas doenças alérgicas e respiratórias.

E para acabar com este problema a solução é o uso do impermeabilizante para telhado, que é vendido em lojas de material para construção, e garante proteção contra infiltrações e também contra os efeitos dos raios UV.

O que são impermeabilizantes de telhado

Os impermeabilizantes, que também recebem o nome de hidrorepelentes, são produtos elaborados para impedir que a água se infiltre em um determinado local, como o telhado das casas, e também os protegem contra as altas temperaturas e efeitos do tempo em geral.

Impermeabilizante-para-telhado-002

A tinta impermeabilizante é usada em residências em sua maior parte.

Estes produtos têm propriedades desenvolvidas para diminuir a porosidade do material onde são aplicados, de modo que as infiltrações, rachaduras e trincos são selados, e a água escoa livremente por cima da superfície impermeabilizada.

Tipos de impermeabilizante para telhado

Existem vários tipos de impermeabilizantes a venda no mercado, que podem ser de origem natural ou sintética, orgânica ou inorgânica. E abaixo separamos dois dos impermeabilizantes que podem ser utilizados para proteção dos telhados:

Impermeabilizante-para-telhado-004

1. Manta asfáltica:

a manta asfáltica é um impermeabilizante de superfícies, que leva em sua fabricação uma base de asfalto, aonde são adicionados vários materiais, como polímeros elásticos, poliéster ou alumínio, e que garantem proteção e impermeabilização ao telhado contra umidade e contra os raios UV. Ela é muito indicada em ambientes expostos a altas temperaturas constantemente;

Impermeabilizante-para-telhado-003

A manta asfáltica é um impermeabilizante muito usado em obras que ficam expostas ao tempo e altas temperatura.

2. Tinta impermeabilizante:

também conhecida como manta líquida ou resina impermeabilizante, a tinta impermeabilizante é composta de polímeros acrílicos, sem solventes e com composição à base de água. Ela não é prejudicial às mãos e nem ao meio ambiente, não estraga pincéis ou rolos durante sua aplicação, e pode ser manuseada por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha muita prática na aplicação do produto.

Impermeabilizante-para-telhado-005

Instalação do impermeabilizante para telhado

Como existe uma grande variedade de marcas dos materiais que podem ser utilizados para impermeabilização do telhado, sua aplicação também deve ser feita de acordo com o material escolhido e as instruções descritas pelo fabricante na embalagem.

E neste vídeo vocês conferem a aplicação de um destes produtos, a manta asfáltica, que deve ser aplicada no telhado de sua casa por profissionais qualificados:

Com isso o telhado de sua residência estará seguro contra umidade e infiltrações indesejadas, que causam tantos incômodos durante a época das chuvas.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *