Home » Arquitetura » Obra e Reforma » 6 passos para acabar com infiltração na parede e telhado

6 passos para acabar com infiltração na parede e telhado

Aprenda como acabar com a infiltração nas paredes aí da sua casa, que pode ser causada por vários fatores, como canos quebrados ou água das chuvas.

30/04/2015 14h33m. Atualizado em 30/04/2015 11h42m por:

 

A infiltração é um problema muito comum que acontece nas paredes das casas, que tem como principal característica a passagem da água por entre as microfissuras existentes na alvenaria, que aos poucos vão danificando todo revestimento e deixando a parede cheia de rachaduras, trincas e manchas.

E com o passar do tempo, se a infiltração não é controlada, ela pode causar o aparecimento do mofo, um tipo de fungo que causa inúmeros problemas respiratórios e crises de alergia, em especial em ambientes com pouca ventilação.

Além disso, a infiltração também pode prejudicar toda parte estrutural de uma casa, causando acidentes sérios e que precisam ser evitados o quanto antes.

1-Como acabar com infiltração na parede

O que causa infiltração na parede

Primeiro, para saber como acabar com a infiltração na parede de sua casa é necessário saber de onde a infiltração está vindo, e desta forma será mais fácil acabar com ela.

1. Cano quebrado

E uma das causas da infiltração pode ser um cano quebrado, o que pode acontecer em locais como a cozinha e o banheiro, e daí a umidade nas paredes deste local é bem aparente.

– Aprenda como proteger o muro contra infiltração;

2. Telha partida

Outro causador de infiltrações na parede é telha quebrada, que acaba deixando a água das chuvas se acumular pela laje, e com isso ela acha suas brechas nas paredes e causa infiltrações, sem contar o risco da dengue, que tem atacado tantas pessoas nos últimos tempos.

3. Chuvas

Chuvas também podem causar infiltrações nas paredes externas da casa, bem como terrenos em desnível, aonde as paredes tem uma parte dentro da terra, e com isso a água acumulada no solo acaba penetrando nas paredes, produzindo umidade e mofo por toda casa.

3-Como acabar com infiltração na parede

Dicas para acabar com infiltração na parede

Sabendo das principais causas da infiltração na parede fica mais fácil achar o meio mais eficaz para acabar com a infiltração. E para ajudar nesta tarefa separamos abaixo algumas dicas:

1. Reparo

Em casos como o do cano trincado ou a telha quebrada, o reparo deve ser feito com a troca dos mesmos, o que pode ser feito em poucas horas ou levar um dia inteiro, dependendo do tipo de reparo;

2. Calhas

Em áreas com chuva batendo constantemente nas paredes, uma solução é a instalação de calhas de drenagem, que vão coletar as águas das chuvas, evitando respingos e queda brusca nas paredes;

3. Tirar objetos

Outra dica para áreas externas é tirar objetos que ficam encostados nas paredes, e que às vezes acabam permitindo o acumulo de umidade por cima deles, e esta umidade entra nas paredes.

2-Como acabar com infiltração na parede

Tutorial para remover infiltração na parede

E nos casos onde a infiltração é causada pela água das chuvas, ou mesmo por áreas encostadas no chão, a solução pode ser o uso de produtos impermeabilizantes nas paredes, que são aplicados como demonstrado neste vídeo tutorial:

Este serviço é feito por profissionais qualificados, que pode utilizar também mantas plásticas e tubos de drenagem na área externa, o que vai garantir maior durabilidade e resistência à parede contra os perigos da infiltração causada pela chuva.

– Acabe com a infiltração nas janelas;

Desta forma sua casa ficará livre das infiltrações, e com isso toda família terá muito mais saúde e a casa terá um visual muito melhor.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *