Home » Decoração » Casas e Apartamentos » 5 ervas para limpar a casa e deixá-la agradável

5 ervas para limpar a casa e deixá-la agradável

Aprenda como usar ervas para manter a casa limpa, livre de bactérias e com aroma muito mais agradável em todas as ocasiões.

01/05/2015 18h18m. Atualizado em 01/05/2015 18h18m por:

 

Na natureza existem algumas plantas que se destacam das demais, seja pelo seu aroma mais agradável, ou mesmo pelas suas propriedades medicinais, e desta forma se tornam muito presentes no dia a dia das pessoas ao longo dos anos.

Como exemplo, temos o eucalipto, uma árvore que é usada por pessoas com bronquite e rinite para aliviar os sintomas da falta de ar e da obstrução nasal, através da inalação do aroma da folha fervida, e que também é um ótimo ingrediente para eliminar bactérias.

Por isso hoje viemos lhes mostrar algumas destas ervas que são muito indicadas para fazer uma boa limpeza em cada ambiente de sua casa, oferecendo assim mais saúde e melhora na qualidade de vida:

Ervas para limpar a casa 001

1. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta vai deixar sua casa com um cheiro muito agradável, e também é indicada como um repelente natural contra o aparecimento de insetos, como pernilongos, formigas e moscas, e também para afastar ratos, já que seu aroma não é muito agradável a eles.

Ervas para limpar a casa 002 hortelã

Para usar basta misturar ½ colher de chá de hortelã-pimenta, com sumo de limão e água, e usar um borrifador para aplicar pela casa. Outra dica é ter vasinhos com hortelã-pimenta no quintal ou na cozinha, que vão ajudar a espantar os insetos.

2. Alfazema

A alfazema, ou lavanda, é muito indicada para tirar odores indesejáveis, e também para desinfetar ambientes pela casa.

Ervas para limpar a casa 003 alfazema

O método de uso é adicionar algumas gotas de óleo ou essência de alfazema em um borrifador com água, e espalhar pelo ambiente, trazendo calma e tranquilidade para toda família.

3. Eucalipto

O Eucalipto tem compostos que são muito indicados como antivirais e antibactericidas, e com isso é muito indicado para limpeza de ambientes. Ele também traz benefícios para quem sofre com problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite, dentre outros.

Ervas para limpar a casa 004 eucalípto

Seu uso na limpeza pode ser feito adicionando algumas gotas de óleo de eucalipto em um borrifador com água, formando assim um spray de limpeza, que pode ser usado para limpar todo banheiro, e vai deixar o ambiente mais agradável e livre dos micro-organismos. Para benefícios a saúde basta misturar uma colher de sopa de folhas de eucalipto em uma panela de água fervente, e depois deixar que a pessoa inale o vapor, ajudando assim na respiração.

4. Alecrim

O alecrim é um ingrediente muito utilizado na culinária em todo mundo, e que está presente na cozinha de muitas famílias brasileiras. E além disso, o alecrim pode ser transformado em um prático spray de limpeza.

Ervas para limpar a casa 005 alecrim

Para isso pegue uma jarra, adicione vinagre branco, alguns ramos de alecrim e algumas cascas de laranja. Deixe descansar por um período de duas a quatro semanas, e depois coe a mistura. Agora adicione o preparado em água (1 para 1), e coloque em um borrifador. Daí é só usar o spray para limpeza de vários ambientes da casa, que vão ficar livre de bactérias e também com um aroma mais agradável.

5. Citronela

Por ultimo temos a Citronela, uma planta da família das gramíneas, que tem facilidade de se desenvolver em praticamente todos os solos. Ela possui um aroma muito agradável, que além de perfumar o ambiente ainda ajuda a espantar mosquitos e pernilongos.

Ervas para limpar a casa 006 citronela

Seu uso pode ser feito com vasinhos da planta pela casa, ou mesmo cortando-se algumas folhas em pequenos pedaços e colocando em pratos espalhados pela casa, e neste caso as folhas devem ser trocadas periodicamente, já que perdem seu aroma com o tempo.

Desta forma dá para deixar sua casa mais limpa, com aroma bem agradável e livre de insetos, vírus e bactérias que são nocivas à saúde de todos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.