Home » Artesanatos e DIY » DIY e Projetos » DIY: Faça uma linda cama usando uma porta velha

DIY: Faça uma linda cama usando uma porta velha

Aprenda como fazer uma cama com o uso de uma porta velha de madeira, e com isso restaure aquela cama antiga aí na sua casa, de forma simples e prática.

07/05/2015 10h33m. Atualizado em 07/05/2015 17h18m por:

 

Se você está construindo ou reformando sua casa e decidiu trocar todas as portas de madeira do imóvel, mas não sabe ao certo o que fazer com as portas antigas, saiba que hoje temos uma solução ideal para lhe ajudar.

A solução para reaproveitar esta porta velha é usá-la para montar uma cama, que vai ter um visual bem diferenciado, e ainda vai garantir uma boa peça de decoração.

Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-003

O legal é que você terá uma cama resistente aí na sua casa, e que foi feita com o uso de técnicas de reciclagem, contribuindo assim com o meio ambiente.

Etapas para fazer a cama com uma porta velha

Uma das maneiras para usar a porta velha para montar uma cama é combiná-la com uma cama antiga, formando assim a cabeceira e o pé da cama. E para começar é importante separar os materiais, que são:
Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-001

• Porta de madeira velha;
• Cama antiga que precisa de uma restauração;
• Trena;
• Lápis;
• Furadeira;
• Brocas de madeira;
• Serra tico-tico ou serrote;
• Cola de madeira;
• Primer;
• Chapas de metal em L;
• Parafusos;
• Tinta látex, esmalte ou acrílica para madeira na cor desejada;
• Lixa para madeira.

1. Lixar bem a porta

O primeiro passo é medir a altura desejada para cabeceira e para o pé da cama, e em seguida faça os cortes na porta. Uma dica para manter o corte reto é fixara porta em uma bancada com o auxílio de grampos de metal e uma tábua guia, que vai servir de orientador na hora de usar a serra tico-tico.

Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-002

2. Aplique o primer

Em seguida lixe a porta e também a estrutura da cama antiga para remover a tinta, sujeira e imperfeições deixadas com o passar dos anos. Em seguida aplique uma ou duas demãos de primer, aguarde secar de acordo com as instruções do fabricante, e depois aplique duas ou três demãos da tinta escolhida para dar um novo visual na porta antiga.

Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-004

3. Encaixe das partes da cabeceira

A próxima etapa é encaixar a cabeceira e o pé feito com a porta na estrutura da cama, e isso pode ser feito com o uso de parafusos ou mesmo com uma chapa de metal em L, que vai dar mais sustentação a madeira, permitindo assim uma cama mais resistente e durável.

Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-005

4. Montar o estrado

Para montar o estrado podem ser usadas duas ripas de madeira na lateral da cama, coladas e parafusadas, e também algumas tábuas de compensado, caso o estrado não esteja em condições de uso.

Fazer-a-cabeceira-da-cama-com-uma-porta-velha-006

5. Coloque o colchão

Ao final basta acomodar o colchão na cama, e ver como ficou lindo o resultado finalizado.

E pronto, sua cama feita com o uso de uma porta velha está pronta para uso, e vai se transformar em uma linda peça de decoração para o quarto.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.