Home » Seu Lar » Limpeza » 5 dicas simples para limpar decks de madeira

5 dicas simples para limpar decks de madeira

30/04/2015 04h33m. Atualizado em 29/05/2019 20h47m por:

 

Um dos elementos de decoração que aos poucos ganhou seu espaço, de forma elegante e charmosa, foi o deck de madeira. O deck de madeira é um revestimento fabricado com madeiras entrelaçadas, e projetado para uso em pisos de áreas internas ou externas, como varandas, piscinas e áreas de lazer.

Eles podem ser montados em espaços grandes ou pequenos, através de uma instalação bem simples e prática. Além disso, o deck de madeira oferece aos ambientes um charme característico da madeira, que é um material muito usado para criar ambientes sofisticados e bem atuais.

– Tacos de madeira para revestir fachadas e áreas externas;

E seu uso oferece conforto aos pés, principalmente para um gostoso relaxamento na varanda após um dia de trabalho, e ainda realça a beleza e o valor do imóvel.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-001

Além de serem bem práticos de instalar, os decks de madeira são revestimentos de fácil conservação e limpeza, o que mantém seu charme bem acentuado ao longo dos anos.

E para lhes ajudar a realizar a limpeza e manutenção dos decks de madeira aí na sua casa separamos abaixo estas dicas:

1. Analise estrutural do deck

Primeiro analise toda estrutura do deck para saber seu estado atual. Aqui devem ser vistoriada a madeira para procurar rachaduras, sinal de umidade e até mesmo desgaste; a condição dos parafusos, como ferrugem ou folgas; e também estruturas anexas, como escadas e vigas. Caso encontre problemas sérios será necessário chamar um profissional da área para fazer os reparos necessários.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-005

Verifique toda a estrutura antes de limpar o deck de madeira

2. Limpeza do deck de madeira

Em seguida inicie a limpeza do deck de madeira, que deve ser feita tanto na parte superficial, como em frestas e vãos, que acabam acumulando sujeira ao longo dos anos. Esta limpeza é feita com vassoura ou aspirador, e serve para remoção de resíduos sólidos e fáceis de detectar.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-002

Remova sólidos mais pesados com uma vassoura.

3. Água e detergente

Depois use água e detergente neutro para limpar impurezas menores, que acabam se alojando em toda madeira. Em alguns casos um produto específico pode ser usado para limpeza do deck, como é o caso do Stain, um clareador de madeira que pode ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-004

Água e detergente na limpeza

4. Lavadoras de pressão

Lavadoras de pressão podem ajudar nesta tarefa, pois possuem bicos apropriados para limpeza em pequenas superfícies, e ainda possuem recipiente para mistura da água com produtos de limpeza. Mas tome o cuidado de só usar produtos indicados para limpeza em madeira, e não aplique muita pressão sobre os decks, para não danificá-los.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-003

Lavadora de pressão ajuda a limpar o deck de madeira

5. Verniz

Ao final uma nova camada de verniz pode ser aplicada, e vai ajudar a evitar o aparecimento de mofo nos decks de madeira. Aqui a dica é aplicar verniz a cada três anos, ou fazer um teste com água, se ao jogar um pouco de água sobre a madeira ela for rapidamente absorvida, é necessário aplicar uma nova camada de verniz em todo deck.

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-006

Dicas-simples-para-limpar-decks-de-madeira-007

Após a limpeza o deck está novo!

Desta forma os decks de madeira aí na sua casa ficarão bem protegidos e irão durar por muitos anos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.