Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Hadrian e Sam: Os robôs pedreiros que assentam até mil tijolos por hora

Hadrian e Sam: Os robôs pedreiros que assentam até mil tijolos por hora

Os novos robôs Hadrian e SAM, conhecidos como robôs pedreiros, já começam a serem usados na construção civil. Dois projetos de diferentes empresas mas que oferecem o mesmo objetivo.

06/07/2015 19h28m. Atualizado em 12/09/2016 10h09m por:

 

Mais uma tecnologia promete acabar com os atrasos nas obras de construção civil. Já conhecemos a importância e utilização de robôs, na indústria automobilística, alimentícia, farmacêutica, entre outras; mas ainda não é muito comum, utilizar um robô que consegue assentar mil tijolos por hora, isso mesmo mil!

O nome dessas duas inovações são Hadrian e SAM. Dois projetos de diferentes empresas mas que oferecem o mesmo objetivo.

Robô Hadrian

Robôs que conseguem assentar mil tijolos por hora3

Robô Hadrian.

O robô pedreiro Hadrian foi projetado pela empresa Fastbrick Robotics, a sua maior vantagem é ser mais rápido que um ser humano em até 20 vezes.

Este consegue diminuir o tempo de uma construção que duraria 6 semanas para apenas 2 dias. Hadrian possui um braço que articula-se em até 28 metros, um investimento que chega a custar 7 milhões de dólares.

Robôs que conseguem assentar mil tijolos por hora5

A nova tecnologia pode chegar ao mercado ao ano que vem!

Um desenho eletrônico em 3D mostra ao robô como deve ser a estrutura da construção, um laser guia garante a precisão. Além disso, o robô prevê as passagens de tubulações hidráulicas e elétricas.

Robôs que conseguem assentar mil tijolos por hora1

Visão geral do funcionamento do Hadrian.

Entre suas funções estão cortar, assentar e rodar o tijolo, existe apenas a necessidade de um assistente para recarregar o estoque de material para que não falte.

A empresa prevê que Hadrian esteja no mercado da construção no ano que vem.

Veja o funcionamento do Hadrian, o robô pedreiro:

Robô SAM

Colocando 300 tijolos por hora, o robô SAM projetado pela empresa Construction Robotics, já vem sendo utilizado no mercado da construção civil. A presença de um assistente para recarregar o material para o robô está entre as semelhanças com o Hadrian.

Robôs que conseguem assentar mil tijolos por hora4

O robô SAM, com média de 300 tijolos por hora já vem sendo usado na construção civil.

Embora a tecnologia impressione, algumas questões são levantadas e devem ser abordadas. Essa nova forma de construção trará impactos positivos ou negativos no mercado da construção?

Robôs que conseguem assentar mil tijolos por hora2

A utilização desses robôs poderá acarretar em menor demanda de empregos no mercado da construção? Comente, queremos saber a  sua opinião, sendo profissional da área ou não.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *