Home » Seu Lar » Saúde » 27 de Setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos

27 de Setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos

Conheça a importância da Doação de Órgãos, que será comemorada neste dia 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos.

27/09/2012 07h14m. Atualizado em 29/10/2014 14h44m por:

 

Doar órgãos é um dos maiores atos de amor que podemos fazer pelo próximo. E foi graças a este gesto de amor que lhes escreve este artigo, pois foi uma doação de pulmão que me proporcionou renascer.

Antes da doação eu vivia constantemente com falta de ar, muita tosse e usava um balão de oxigênio todas as noites para dormir, além de fazer inalações e ficar internado com frequência.

Mas, naquele dia 20 de outubro de 2004 tudo mudou. Uma família naquele momento, apesar de estar vivendo um momento difícil, aceitou de coração doar os órgãos de seu ente querido. E foi este gesto que mudou completamente a minha vida, e de várias outras pessoas naquele dia.

E a partir daquele dia que pude ter e realizar muitos sonhos e planos, como o de andar sem sentir a falta de ar, não levantar todos os dias tossindo, ir a um show de rock, viajar, fazer faculdade, e muitos outros que a cada dia realizo em minha vida.

A Doação de Órgãos e Tecidos

E é através da Doação de Órgãos que muitos novos sonhos e planos podem ser realizados a cada dia. Uma das formas de doação de órgãos, como o coração, ocorre após a morte encefálica, que é quando o cérebro para de funcionar, e com isso os outros órgãos do corpo vão parando lentamente, e a pessoa vem a falecer.

Doação de órgãos 2

Doação de órgãos

A doação também pode ser realizada através de doação de um doador vivo, como é o caso dos rins ou de parte do fígado, que são doador sem que seja necessário a pessoa ter tido morte encefálica.

E a doação no Brasil é feita em vários estados, onde podem ser doados pulmão, coração, rim, pâncreas, fígado, córnea, pele e ossos, dentre esses a maioria é doada após a morte encefálica.

Outra forma de doação de órgãos e tecidos, e que é muito importante é a doação de sangue e de medula óssea, que também salvam vidas diariamente.

Para conferir um pouco mais sobre a doação de órgãos e tecidos basta acessar o site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO através deste link: ABTO.

Campanhas para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos

E neste dia 27 de setembro, dia em que comemoramos o Dia Nacional da Doação de Órgãos, serão realizadas várias campanhas em favor da divulgação da doação de órgãos, para que mais pessoas possam renascer.

Em todos os estados terão eventos regionais, que serão realizados durante este final de semana, como palestras e caminhadas em favor da doação. E o Facebook também está nesta campanha, pois agora todos podem declarar-se como doadores de órgãos em seu perfil do Facebook, e com isso ajudar a salvar muitas vidas.

Também tem uma iniciativa muito bacana que está sendo feita em uma comunidade do Facebook, a Comunidade do Transplante Pulmonar, que lança neste dia um cartaz, onde vários pacientes cederam suas fotos para montagem de um painel, e com isso colaboraram para criação de uma campanha em favor da Doação de Órgãos em todo Brasil.

cartaz novo

Para saber um pouco mais sobre a Comunidade do Transplante Pulmonar no Facebook, basta acessar o link: Transplante Pulmonar no Facebook.

Compartilhe!

 

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *