Home » Decoração » Casas e Apartamentos » 4 dicas para comprar sua casa própria

4 dicas para comprar sua casa própria

09/04/2016 10h17m. Atualizado em 07/04/2016 15h25m por:

 

Ter uma casa própria é um sonho que muitos almejam ao longo dos anos, e que a cada ano vem se tornando mais real, principalmente para aquelas pessoas que vão se preparando desde cedo.

E atualmente, com uma enorme demanda de imóveis a venda no mercado, sejam eles novos ou seminovos, e também com várias opções de acesso ao imóvel, como os programas sociais, comprar a casa própria pode ser uma opção bem acessível.

casa propria

Mas para isso é fundamental conhecer algumas dicas, que vão lhes ajudar no planejamento e compra da casa própria, de forma segura e mais tranquila.

Dicas para comprar sua casa própria

E para lhes ajudar nesta tarefa da compra de sua casa própria, separamos abaixo algumas dicas essenciais, que vão lhes ajudar nesta tarefa:

1.Planeje seus gastos com antecedência

A compra de uma casa própria acaba comprometendo, em média, 30% do orçamento doméstico, e isto pode se estender por um período de até 30 anos. Por isso é fundamental ter em mente quanto você irá gastar para compra da casa, e ter em mente que este gasto acontecerá todos os meses.

Mas não é só o valor das parcelas que deve ser pensado com antecedência, pois a compra do imóvel vai exigir outros gastos, muitos deles logo nos primeiros meses da compra da casa.

E nesta lista temos o valor da entrada, impostos anuais, taxas para documentação do imóvel, gastos com contas de água e luz (condomínio se for um apartamento), gastos com decoração, dentre outros.

Por isso é fundamental colocar na ponta do lápis um valor destinado para as parcelas da casa, e também ter um saldo de reserva para eventuais gastos mensais.

2.Planejando o valor da entrada

Em seguida pense nas despesas com o valor de entrada do imóvel, que quanto maior, mais vai abater o valor das parcelas. Este valor pode variar muito, dependendo do tipo de imóvel que você esteja procurando, e também da região aonde você for morar.

Mas a dica aqui é, comece a juntar dinheiro o quanto antes, e aos poucos vá separando todo mês um valor proporcional ao seu salário. Esta etapa é importante, pois vai lhe dar o hábito de guardar dinheiro, que será útil para manter o pagamento das parcelas da casa em dia.

E se você mora com seus pais, além de guardar dinheiro todos os meses para compra da casa, ajude também nas despesas domésticas. Isto vai lhe preparar para morar sozinho, e vai lhe deixar ciente dos gastos que existem em uma casa todo mês, como as despesas com contas e alimentação.

3.Simule um financiamento

Faça também uma simulação de financiamento em uma agência bancária, para ter uma noção exata de quanto será o valor do imóvel ao longo dos anos, e com isso fica mais fácil planejar o orçamento mensal.

Além desta simulação, tenha guardado um dinheiro para despesas inesperadas, como uma perda de emprego, ou um gasto inesperado com reparos no imóvel. Este valor deve ser entre 6 meses e 1 ano do valor das parcelas do imóvel, e é muito importante estar sempre a disposição.

Pesquise bastante antes de comprar

Aqui temos a dica de ouro para todas as compras, pesquisar. E com a compra da casa própria a regra também é muito válida, ou seja, antes de comprar pesquisa bastante, para não cair na armadilha de uma compra mal sucedida.

Para realizar a pesquisa da casa própria defina qual tipo de casa, ou apartamento, mas se adapta a você e a sua família. Tenha em mente o tamanho dos cômodos, o aumento da família, vagas para carros, custo de vida na região, meios de transporte, facilidade de acesso, e muito mais.

Depois vá a feiras de imóveis, imobiliárias e corretoras, e consulte cada proposta com bastante calma. Visite também casas e apartamentos decorados, e se for uma compra na planta, conheça todas as vantagens que o imóvel tem a oferecer.

Já em compra de imóveis seminovos, peça a ajuda de um profissional da construção aí da sua região (um escritório de arquitetura pode lhe ajudar) para avaliar as condições da casa. Isto é importante para ver com antecedência os possíveis “retoques”, que acabam disfarçando defeitos antigos, como infiltração, que podem dar dor de cabeça futura.

4.Não compre sua casa por impulso

Nossa última dica para uma boa compra da casa própria é evitar a compra por impulso, que acontece muitas vezes mais pelo olhar do que pela visão de um todo.

E para evitar esta situação avalie sempre os prós e contras das casas pesquisadas, e nunca decida a compra no mesmo dia. Ao invés disto avalie com calma as propostas mais vantajosas, com a família (esposa, marido, pais e filhos) e pese na balança se é o investimento certo a fazer.

Deste modo a compra de sua casa própria vai ser muito mais vantajosa, e você terá a oportunidade de morar em um local mais seguro, com tranquilidade e de forma bem planejada.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *