Home » Arquitetura » Hidráulica » 6 sinais que você precisa de calhas novas

6 sinais que você precisa de calhas novas

Vejam 6 sinais de que as calhas precisam ser trocadas por modelos novos, e com isso evite que a água das chuvas cause danos nas paredes de sua casa.

15/06/2015 10h33m. Atualizado em 15/06/2015 14h29m por:

 

A calha é uma das maneiras mais práticas para desviar a água das chuvas, que cai do telhado com bastante força, e se não é desviada acaba causando inúmeros buracos ao redor da casa.

Estas calhas podem ser feitas em diversos materiais, como zinco, alvenaria e PVC, e possuem modelos que se adaptam a todos os tipos de telhados. Seu uso também é indicado para quem deseja aproveitar a água das chuvas, que pode ser armazenada em containers, desde que a estrutura seja montada com todos os cuidados de limpeza, conservação e utilização.

6 sinais que você precisa de calhas novas 001

As calhas devem ser limpas e bem cuidadas.

Mas para que este sistema funcione corretamente é importante que as calhas sejam sempre limpas e bem cuidadas, caso contrário podem aparecer sinais que vão indicar a substituição de todas elas, como as que veremos a seguir:

Calhas rachadas

Rachaduras podem acontecer nas calhas pluviais devido ao ressecamento do material de que foram construídas, e também devido a sua idade avançada. Estas rachaduras podem ser pequenas e difíceis de notar, e são denunciadas pela presença de goteiras em toda sua extensão. Nestas situações um reparo pode ser realizado.

6 sinais que você precisa de calhas novas 002

Calhas rachadas.

Já em casos aonde o estrago é estrutural, é necessário investir na troca da calha, para evitar que o vazamento de água danifique toda parede, o que pode causar infiltração e os gastos serão muito maiores.

Estresse estrutural

Um tipo de dano causado pelo acúmulo de sujeira no interior da calha, em especial pela queda de folhas e frutas em toda sua extensão. Este material acaba se acumulando na calha, forçando sua estrutura para baixo, que se rompe em vários pontos.

6 sinais que você precisa de calhas novas 003

Estresse estrutural causado por excesso de sujeira.

Quando isso ocorre é necessário trocar toda extensão da calha, e também reforçar toda parte estrutural, que prende a calha no telhado. Também é importante fazer a limpeza periódica para evitar novos rompimentos.

Paredes descascadas

Quando uma calha esta danificada, a água pode escorrer pelas paredes da casa, e isto vai danificando a pintura gradualmente, que vai descansando e soltando da parede. E se o problema não é corrigido a tempo, pode aparecer o mofo, que trás inúmeros danos a saúde.

6 sinais que você precisa de calhas novas 004

Paredes descascadas devido à calhas com defeitos.

Por isso quando a pintura ao redor da casa começar a descascar verifique se não é o momento de trocar as calhas, que podem estar com indícios de infiltração e vazamento ocultos.

Batentes de madeira apodrecendo

Outro indício de que as calhas podem estar com vazamentos é o apodrecimento dos batentes de madeira, de portas e janelas ao redor da casa. E às vezes estes sinais ficam ocultos na parte de trás da casa, o que dificulta sua localização.

6 sinais que você precisa de calhas novas 005

Batentes de madeira apodrecendo podem indicar falhas em suas calhas de chuva.

Por isso é sempre bom ficar atento aos sinais que as calhas danificadas apresentam, pois os reparos podem ser muito maiores se o vazamento não for solucionado o quanto antes.

Mofo nas paredes

O mofo é um dos indícios mais sérios de que há água escorrendo pelas paredes da casa, e deve ser investigado o quanto antes, pois pode causar inúmeros problemas de saúde.

6 sinais que você precisa de calhas novas 006

Mofo nas paredes.

E se ele estiver aparecendo na parte mais baixa da casa, ou mesmo em porões, pode ser um indicativo de que as calhas já não conseguem suportar o volume de água das chuvas, e por isso a troca pode ser necessária.

Sistema de limpeza eficiente

Manter as calhas limpas e bem conservadas também ajuda a evitar vazamentos e infiltração de água nas paredes e ao redor da casa.

6 sinais que você precisa de calhas novas 007

Sistema de limpeza eficiente.

Por isso uma dica é investir em calhas de PVC com este prático sistema de limpeza, que evita a entrada de folhas no sistema, permitindo assim sua maior durabilidade e longevidade.

Desta maneira dá pra ter um bom sistema de calhas aí na sua casa, que vão cumprir seu papel da melhor forma, evitando dores de cabeça futuras.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *