Vai Com Tudo > Saúde > A Importância da Doação de Medula Óssea

A Importância da Doação de Medula Óssea

Saiba como é importante se tornar doador de Medula Óssea, e com isso salvar inúmeras pessoas, que tanto necessitam da doação para ter uma nova vida.

28/08/2012 15h10m. Atualizado em 03/09/2012 00h45m

 
 

A Importância da Doação de Medula Óssea

A doação de medula óssea, bem como a doação de órgãos, é uma das maiores formas de demonstração de amor e solidariedade com nossos irmãos. Através de um gesto irmanado e motivado pela vontade de ajudar, podemos salvar milhares de vidas todos os anos. Através da doação de órgãos e tecidos, como pulmão, rins, coração, córnea, sangue e medula óssea, que milhares de pessoas ganham uma nova vida, assim como eu, que realizei o transplante pulmonar no ano de 2004, e desde então tenho uma vida renovada.

O que é Medula Óssea

A medula óssea é um tecido de aspecto gelatinoso, que fica armazenado no interior de vários ossos, como o Fêmur (osso da coxa), ou o esterno (osso que sustenta as costelas e a clavícula). Dentro da medula óssea são fabricados quase todos os elementos que compõem o sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas.

Ela também é formada dentro do cordão umbilical, que pode ser coletado quando o recém-nascido chega ao mundo, e este dado genético ficará armazenado para ajudar inúmeras pessoas que necessitam de uma doação.

E quanto esta medula óssea é acometida por alguma enfermidade, dentre elas a leucemia, um tipo de câncer que altera a produção das células sanguíneas, o organismo fica com a imunidade baixa, aumentando o risco de inúmeras doenças.

Muitas destas complicações levam o paciente para um quarto de hospital por muitos dias, e até meses, o que é uma situação muito difícil de enfrentar, e que deixa a pessoa triste e bem desanimada em muitos momentos.

A Importância da Doação de Medula Óssea 2

Importância da Doação de Medula Óssea

Importante ser um Doador de Medula Óssea

Por isso é muito importante se tornar um doador de medula óssea, para ajudar estas pessoas que precisam enfrentar inúmeros dias dentro de um hospital, a espera da doação, que pode vir de qualquer parte do Brasil, e até de outros países.

E quem se torna um doador voluntário no Brasil ingressa do registro de doadores voluntários de medula óssea, chamado Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, que recebe milhares de inscrições de doadores anualmente, vindas de todas as regiões do país, e que também armazena informações genéticas contidas no cordão umbilical dos bancos de armazenamento público.

Este cadastro nacional é muito mais eficiente para milhares de pacientes que aguardam todos os dias por um transplante de medula óssea, pois a diversidade genética brasileira é muito maior do que de muitas regiões pelo mundo.

E o Instituto Nacional de Câncer – INCA é o órgão responsável pelo armazenamento genético destas informações, e também por projetos focados no tratamento do câncer, palestras e campanhas que incentivam da doação de Medula Óssea.

A Importância da Doação de Medula Óssea 45

Como me tornar Doador de Medula Óssea

E para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e ter boa saúde. Daí basta ir até um dos centros de cadastro de doadores do INCA, que pode ser consultado neste link: INCA.

Será colhido um tubo de 10 ml do seu sangue para análise, e você passará a fazer parte do REDOME. Se o seu sangue coletado for compatível com alguém que necessite de doação, você será convocado para doar sua medula óssea, que será retirada em um centro cirúrgico, a partir de uma punção no osso da bacia, para retirada da medula.

A Importância da Doação de Medula Óssea 7

Após a doação, o organismo leva em torno de 15 dias para repor toda medula doada, e você terá salvado a vida de uma pessoa que tanto necessita da doação para ter vida nova.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>