A seca no nordeste atual

Entenda um pouco mais sobre a seca no nordeste atual, e veja quais os principais fatores que causam a seca, quais regiões são atingidas, e as principais medidas.

 
 
A seca no nordeste atual

A seca no nordeste.

Um dos maiores problemas sociais existentes no Brasil é a seca do nordeste, que causa a escassez de chuvas na região, causando assim muita pobreza e fome para milhares de famílias todos os anos.

Esta seca engloba algumas partes da região nordeste do país, que formam uma área conhecida como o Polígono das Secas. Esta área fica no entorno dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; além de uma parte da região norte do estado de Minas Gerais.

Causas da seca nordestina

Um dos fatores que propiciam a seca nesta região é o relevo típico do local, que impede a chegada das massas de ar frias e úmidas vindas da região sul, deixando assim uma massa de ar quente e seco durante muitos meses do ano.

Este ar quente e seco impede a formação das nuvens de chuva, e com isso a seco se torna muito intensa por meses, causando inúmeros prejuízos para toda população.

Outro fator que propiciou a seca do nordeste ao longo dos anos foi o intenso desmatamento da Zona da Mata, uma parte nativa da Mata Atlântica, e que propiciava o equilíbrio climático da região, permitindo o acumulo de umidade no ar e a regulagem da temperatura, facilitando assim a chegada das chuvas.

Principais problemas da seca no nordeste

A seca do nordeste trás inúmeros prejuízos para população, que acaba vendo suas plantações e seu gado morrerem, o que causa a fome e a miséria bem acentuada entre todos da região.

Sem água também não há economia sustentável, e com isso milhares de famílias acabam enfrentando o êxodo rural, onde migram para cidade grande em busca de melhores condições de vida para sua família, fugindo da fome angustiante.

A seca no nordeste atual 2

Seca do Nordeste.

Realidade bem difícil, principalmente para crianças

E a população também sofre por ter que buscar água em grandes distâncias, que na maioria das vezes é impura para consumo, e acaba causando uma série de doenças em toda população, principalmente nas crianças.

Outro dado triste desta realidade em nosso país é a mortalidade infantil, que é muito elevada nesta região pela falta de recursos, de alimentos e de água potável para consumo, impedindo assim o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

E a seca de 2012 já é uma das mais violentas dos últimos 30 anos, e com isso duas das principais fontes de renda da região, que são a agricultura: plantação de milho e feijão, e a pecuária, foram bem prejudicadas.

Medidas que podem acabar com a seca do nordeste

Entre as principais medidas que podem ajudar na diminuição da seca do nordeste, podemos destacar:

• Construção de açudes, cisternas e barragens em varias regiões;

• Investimentos do setor privado em infraestrutura;

• Políticas públicas que propiciem o desenvolvimento da região, e que gerem uma forma de desenvolvimento sustentável, para que a população se torne independente de programas assistencialistas;

• Distribuição de água através de carros-pipa nas épocas de seca mais intensa;

• Incentivos públicos de agricultura sustentável na região, com plantas que se adaptem ao clima, e com irrigação adequada, dentre outros fatores importantes.

A seca do nordeste 3

Seca.

Se muitas destas medidas fossem realizadas sem interrupção, com certeza teríamos uma região bem mais preparada para enfrentar a seca intensa, e com uma população bem mais fortalecida, sem precisar sair de suas terras para buscar recursos, e capazes de gerar uma renda sustentável para seus filhos e netos.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>