Home » Seu Lar » Adaptação da casa para o idoso: 7 dicas importantes

Adaptação da casa para o idoso: 7 dicas importantes

18/11/2013 13h33m. Atualizado em 18/11/2013 14h01m por:

 

Adaptação da casa para o idoso 01

O Brasil tem registrado nos últimos anos o aumento do número de idosos, o que tem feito com que cada vez mais tenhamos pessoas da melhor idade morando sozinhas, ou mesmo que moram com filhos e netos. E estes idosos são para nós uma alegria, pois possuem toda uma história de vida, e também os “causos” que são tão gostosos de parar para escutar em família.

Porém, a idade também trás algumas dificuldades ao idoso, como a perda da força física, dificuldade em enxergar e a diminuição dos reflexos. E todos estes fatores quando aliados a uma casa cheia de armadilhas, acabam aumentando o número de acidentes domésticos entre os idosos.

Como adaptar a casa para receber bem o idoso

E para evitarmos estas armadilhas em casa, é muito importante que tomemos alguns cuidados bem simples, mas que farão toda diferença na vida de nossos pais, avós e tios idosos, que moram sozinhos ou em nossas casas:

Iluminação

O primeiro passo para uma casa segura é aumentar a iluminação dos ambientes, principalmente cozinha, quarto e banheiro. Aqui a dica é a colocação de luminárias, abajures ou arandelas pela casa do idoso, em uma altura que seja fácil para o idoso utilizar, e até mesmo para trocar uma lâmpada que esteja queimada.

Outra dica legal para iluminar bem o ambiente são os sensores de movimento, que acenderão as lâmpadas pelo caminho quando o idoso precisar ir ao banheiro durante a noite, garantindo assim maior segurança.

Adaptação da casa para o idoso 02

Iluminação para casa de idoso, adaptação

Pisos e degraus

Procure eliminar pequenas elevações pela casa, fazendo rampas ou nivelando o piso por igual. Caso não de para evitar os degraus, coloque luzes de iluminação lateral, para que eles fiquem bem sinalizados.

Colocar pisos antiderrapantes é uma ótima alternativa que evitará acidentes domésticos, que em muitos casos geram fraturas difíceis de cicatrizar com o tempo. E se possível retire todos os tapetes da casa, ou cole-os para evitar acidentes domésticos entre os idosos.

Adaptação da casa para o idoso 03

Degraus para casa de idoso

Banheiro

O banheiro deve ser equipado com barras laterais, que ajudarão o idoso a se equilibrar durante o banho, ou mesmo se apoiar em caso de quedas. Deixe também um banquinho ao lado do chuveiro, para facilitar a hora do banho, e até mesmo para que ele possa se sentar caso sinta alguma tontura leve.

Caso o banheiro possua Box, o ideal é substituir a porta de correr por cortinas, que facilitam a abertura e até a entrada de uma cadeira de rodas. E retire todas as prateleiras de vidro, que em caso de uma queda poderão machucar ainda mais o idoso.

Adaptação da casa para o idoso 04

Banheiros adaptado para casa de idoso

Móveis

Procure móveis com cantos arredondados, e que fiquem em uma altura ideal para o idoso pegar objetos. Retire também os móveis que ficam no meio da casa, para evitar quedas, principalmente durante a noite.

A mesinha ou criado mudo devem ter altura menor que o colchão, para que o idoso possa pegar objetos sem o risco de caírem por cima dele, principalmente durante a noite.

Microondas e armários de cozinha também devem ficar a uma altura que o idoso não precise se abaixar muito e nem subir em um banquinho para usar.

Adaptação da casa para o idoso 05

Móveis adaptados para casa

Outras dicas importantes

Devido à dificuldade em enxergar objetos e cores, o ideal é que pias, mesas e outros objetos sejam de cores claras e diferentes de talheres e copos, para que o idoso possa ver cada um destes objetos, evitando assim acidentes domésticos.

Tomadas baixas pela casa também devem ser evitadas, para que o idoso não precise ficar se abaixando constantemente.

Espalhe também piso antiderrapante pelo quintal e na área de serviço de sua casa, assim como barras laterais e corrimões, que ajudam o idoso a ter mais liberdade em toda casa.

Adaptação da casa para o idoso 06

Outras dicas de adaptação de casa e cuidado com idosos

E o mais importante, trate o idoso com respeito, garantindo não só mais segurança a ele, mas também atenção e carinho que ele tanto merece.

Gostou das dicas de adaptação de casas para idoso?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *