Home » Arquitetura » Hidráulica » Água da calha canalizada é ótima alternativa para quem quer economizar

Água da calha canalizada é ótima alternativa para quem quer economizar

Água da calha canalizada? Entenda como funciona para reaproveitar a água das chuvas com calhas é uma ótima alternativa para economizar água, que pode ser aproveitada para lavar o carro ou limpar o quintal.

20/11/2014 20h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h28m por:

 

Quando o telhado de uma casa é construído é importante que seja instalado nele um sistema de calhas, que vão coletar toda água das chuvas de forma uniforme e direcionada. Esta coleta é importante para evitar que a água vinda do telhado caia no chão como uma grande cachoeira, que pode causar buracos e desgaste no piso, seja ele de cerâmica ou alvenaria. Outro fator importante da coleta das chuvas é evitar os respingos nas paredes, que trazem sujeira a pintura, e podem levar umidade para dentro da casa.

O sistema de calhas

As calhas podem ser feitas em PVC, alumínio ou aço galvanizado, e são instaladas na base do telhado com a finalidade de recolher a água das chuvas e conduzi-la para onde queremos.

1-_gua_da_calha_canalizada_

Ela é instalada com o auxílio de fixadores no beiral da casa com um caimento de 1% em uma das extremidades, o que vai proporcionar o escoamento da água sem a formação de poças d’água nas telhas.

3 passos para canalizar a água das calhas

A seguir alguns passos para você canalizar a água.

1. Calhas

Como vimos acima, o sistema de calhas ajuda a direcionar a água das chuvas para onde queremos, e por isso a primeira etapa para canalização da água das chuvas é a instalação do sistema de calhas.

2. Tanque de armazenamento

Com as calhas instaladas é necessário fazer um tanque de armazenamento de água, que pode ser um tanque subterrâneo, uma cisterna ou uma caixa d’água de PVC (utilizada apenas para esta função).

3-_gua_da_calha_canalizada_

3. Filtro de limpeza

Também é importante instalar um filtro entre o sistema de calhas e o reservatório, para evitar o acumulo de detritos, como folhas ou pedriscos. E para escoar a água do reservatório pode ser usada uma torneira ou mesmo uma bomba d’água, dependendo do local de armazenamento (se muito baixo ou alto).

Usando a água das chuvas

Embora a água da chuva não seja potável, ela pode ser utilizada para diversas finalidades, dentre elas:

• Limpeza do quintal;
• Regar plantas no jardim;
• Lavar carros;
• Descarga dos sanitários;
• Limpar os pisos da casa, e muito mais.

2-_gua_da_calha_canalizada_

Invista nessa ideia, e com isso ajude a preservar o meio ambiente.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *