Home » Arquitetura » Hidráulica » Água infiltrando pela janela: 4 dicas para evitar e acabar com a infiltração

Água infiltrando pela janela: 4 dicas para evitar e acabar com a infiltração

Confiram as principais dicas para resolver o problema de vazamento e infiltração de água pela janela de sua casa ou apartamento.

24/04/2014 01h33m. Atualizado em 13/03/2015 21h02m por:

 

Água infiltrando pela janela 001

Infiltração de água em janelas é um problema que costuma aparecer com frequência em casas e apartamentos, principalmente na época das chuvas. E quando esta infiltração não é resolvida a tempo, podem aparecer inúmeros problemas, como a queda do reboque, a tinta desbotando e principalmente o aparecimento do mofo, que pode causar doenças graves em toda família.

Água infiltrando pela janela 1

Água infiltrando pela janela

Vedação adequada das janelas

Está água das chuvas acaba se infiltrando em janelas quando elas não possuem uma vedação adequada, e com isso as chuvas mais intensas acabam levando a água a entrar pelos pequenos vãos que encontra, causando assim a umidade nas paredes do imóvel.

Outro motivo pelo qual a água acaba se infiltrando pelas janelas é a má instalação da pingadeira, uma superfície que fica na soleira da janela e serve para escoamento da água, e que deve ser colocada em um ângulo que impeça a água de voltar para dentro da casa.

Água infiltrando pela janela

Aplicando silicone na borda das janelas

Transtornos causados pela infiltração

Estes problemas podem causar inúmeros transtornos, como os demonstrados neste vídeo, onde o morador desta casa teve problemas com a instalação de soleiras e pingadeiras em seu imóvel de forma inadequada:

Resolver o problema da água infiltrando pela janela

Embora a infiltração seja um problema grave dentro do imóvel, existem algumas alternativas que podem ser utilizada para impedir este vazamento, e assim não ter mais preocupações no período das chuvas.

Uma das formas de resolver o problema é a aplicação do selante a base de poliuretano, que deve ser aplicado na base da janela e irá impedir a entrada da água pelos vãos. O selante deve ser aplicado com a janela bem seca, e deve ser utilizado em todos os cantinhos e frestas, para que ao secar deixe sua janela impermeabilizada e livre da umidade.

Água infiltrando pela janela 34

Toldos ajudam a proteger da infiltração

Instalar toldo sobre a janela

Outra dica é a instalação de um toldo sobre a janela, para impedir que a água escorra diretamente por ela, evitando assim que a água se acumule nos vãos e acabe entrando para dentro do imóvel.

E caso o vazamento esteja ocorrendo devido a má instalação a pingadeira, o recomendado é a retirada da peça para que ela seja colocada de forma adequada, o que deve ser feito por um serviço de alvenaria especializado aí em sua região.

Água infiltrando pela janela 5

Esquema de instalação em uma janela para que não ocorra infiltração

Com estas dicas dá para livrar as janelas de sua casa destes terríveis vazamentos, que são tão incômodos e prejudiciais ao seu imóvel e para sua família.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *