Home » Arquitetura » Hidráulica » Água sem pressão em casa e tubulação errada: 3 motivos e soluções

Água sem pressão em casa e tubulação errada: 3 motivos e soluções

Existem diversos motivos da falta de pressão de água no encanamento da casa, e também os problemas de uma tubulação errada no sistema hidráulico. A água sem pressão em casa é algo comum, entenda.

02/02/2015 04h33m. Atualizado em 18/05/2015 13h04m por:

 

O sistema hidráulico de uma casa é composto pela tubulação de água potável, que é responsável por sua distribuição nas torneiras da cozinha, banheiro e área de serviço, e também pela tubulação da rede de esgoto, que absorve toda água descartada no sistema e a leva para rede de coleta pública para tratamento adequado.

Este sistema aonde corre a água potável deve ser projetado durante a construção da casa, para que o uso da água seja feito de forma adequada por todos os moradores.

Pressão da Água no encanamento

Mas para que a água corra pelos canos de maneira adequada é necessário que o sistema seja projetado com certa pressão, que é responsável por impulsionar a água potável em todo encanamento, principalmente no chuveiro e vaso sanitário, que são os maiores consumidores da pressão do sistema.

Água-sem-pressão-em-casa-e-tubulação-errada-002

Nem sempre é possível colocar a caixa d’ água dentro do sótão.

Esta pressão dentro dos canos é determinada de acordo com a altura da caixa d’água residencial, que deve ser colocada em um ponto elevado, e com isso a água irá escoar pelos canos devido à gravidade.

Vale lembrar que uma caixa d’água maior não aumenta a pressão de água no sistema, pois a pressão da água no encanamento vai ser determinada mesmo pela altura que a caixa for colocada. A caixa d’água maior vai sim garantir maior fornecimento de água em caso de desabastecimento em sua região.

Água-sem-pressão-em-casa-e-tubulação-errada-004

Remoção da tubulação danificada.

Outro fator que acaba influindo na pressão que circula pelo encanamento é a correta instalação dos canos, que não devem ter muitas curvas ou emendas, pois isso acaba impedindo a circulação natural da água.

– Aprenda como escolher o tamanho da caixa da água;

Falta de pressão da água e tubulação errada

Quando este sistema é mal projetado a água acaba não tendo pressão suficiente dentro dos canos, o que pode prejudicar a hora do banho, a descarga e também a lavagem das roupas.

Água-sem-pressão-em-casa-e-tubulação-errada-005

Altura ideal da caixa d’ água até o chuveiro deve ser de 2 metros.

E para corrigir este problema é necessário contratar os serviços de um profissional da área, que irá analisar como foi feito o encanamento da casa, se a tubulação foi instalada de forma correta, e também se a caixa da água está em uma altura adequada para garantir pressão da água.

Depois de feita a analise é hora de realizar uma pequena reforma em sua casa para que os problemas sejam sanados, e com isso o encanamento e a pressão da água de sua residência estarão seguros e bem projetados por muitos anos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *