Home » Seu Lar » Saúde » Alimentos que roubam o cálcio

Alimentos que roubam o cálcio

Alimentos que contribuem para diminuição do cálcio no organismo.

17/12/2018 08h13m. Atualizado em 16/12/2018 17h19m por:

 

Alguns alimentos são consumidos tão frequentemente que se tornam companheiros de nosso dia-a-dia. Porém companheirismo não significa necessariamente ser a melhor opção, às vezes, tomam o papel de vilão, por exemplo: Se a relação for com a absolvição de cálcio pelo organismo alguns alimentos diminuem essa função comprometendo a saúde dos ossos.

Esses alimentos como café, chocolate e outros de nossa dieta, não devem ser cortados radicalmente, já que muitos deles, como os grãos integrais, possuem nutrientes essenciais à saúde. Segundo especialistas em nutrição o ideal é balancear.

alimentos que roubam calcio

Mas no caso de enfermidades relacionadas aos ossos tipo à osteoporose o melhor é não misturar fontes de cálcio com as que dificultam a sua absorção. Conhecendo melhor os alimentos saberemos aproveitá-los melhor. Até o famoso café com leite não será uma boa combinação nestes casos.

Vamos analisar rapidamente alguns alimentos mais presentes em nosso dia-a-dia:

Encontrado no sal, o sódio que aumenta a excreção de cálcio pela urina. Evite adicionar sal nos alimentos pré-temperados. Faça uso de limão, azeite e especiarias.

Puro ou misturado o café, devido a cafeína tem efeito diurético além de ser um dos vilões por prejudicar a absorção do cálcio pelo organismo, porém, para ele se tornar um vilão a quantidade consumida por dia deve ser maior que três xícaras médias da bebida, aproximadamente.

Uma bebida rica em fósforo, o refrigerante, componente inibe o aproveitamento de cálcio pelo organismo, pois, o fósforo aumenta paratormônio. Há alguns refrigerantes que além do fósforo contém em sua composição a cafeína, os chamados refrigerantes de cola essa combinação não é nada boa para os ossos.

A cafeína também aparece no chocolate, que conta com o ácido oxálico que, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes.

Um tipo específico de gordura que faz com que o cálcio seja liberado pelas fezes, quando ela chega ao intestino, esse tipo de gordura forma uma substância chamada oxalato, que se liga às moléculas de cálcio, formando um complexo insolúvel. Esse complexo acaba sendo excretado nas fezes contendo o cálcio.

Numa dieta mais rica em ferro do que o cálcio, o ferro em quantidade muito maior será absorvido, uma vez que, a porta de “entrada” é a mesma para o ferro e o cálcio, isso é raro, mas nessas condições o ferro será absorvido e o cálcio não.

Os abusos das fontes de proteínas facilitaram a eliminação de cálcio, já que, quando o organismo processa a proteína se gasta muito cálcio.

* imagem da internet

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.