Alistamento Militar 2-12

O alistamento militar 2012 é uma obrigação pátria nacional para todo cidadão homem no ano em que ele complete seus 18 anos de idade; tanto no Brasil como no exterior. Ele é obrigatório também para cidadãos naturalizados a partir do momento que recebem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção.

Como me alistar no serviço militar

O alistamento militar 2012 é obrigatório para todos os jovens que vão completar seus 18 anos neste ano de 2012 e é feito entre os meses de Janeiro a Junho; e para aqueles que se alistarem até o dia 30 de Abril sua seleção será no mesmo ano e ele poderá prestar serviço militar se for convocado no ano seguinte; enquanto os que prestarem após esta data até o dia 30 de Junho irão participar da seleção somente no ano seguinte.

Para se alistar o candidato deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar (JSM) de sua cidade, e deverá levar os seguintes documentos:

• Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG;
• Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
• Registro de emancipação (no caso de índios);
• Duas fotos 3×4 sem data e recentes;
• Comprovante de residência.

E para quem vai fazer o alistamento em outros países deverá procurar o Consulado ou a Embaixada Brasileira.

Após o alistamento militar o que devo fazer

Quando você se alistar lhe será dado um Certificado de Alistamento Militar (CAM), que tem no verso um espaço para vários carimbos e datas de comparecimento para seleção.

Alistamento Militar 2

O candidato deverá comparecer ao local de seleção para realização dos testes de saúde, de força, entrevista entre outros, e se ele passar nos testes poderá prestar serviços militares na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, dependendo das vagas e de uma escolha do candidato se este o fizer.

No dia da Seleção Geral o candidato deverá comparecer ao local marcado em seu CAM munido dos seguintes documentos:

Certificado de Alistamento Militar (CAM);
• Documento de identidade (RG);
• Certidão de nascimento dos filhos, caso os tenha;
• Certidão de casamento original, caso seja casado;
• Declaração Escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência (opcional);
• Atestado médico com CID, em caso de portadores de problemas de saúde.

E o candidato não deverá comparecer a Seleção Geral usando chinelos, bermuda ou camiseta cavada.

Os candidatos que forem dispensados do serviço militar irão fazer o Juramento a Bandeira, em um dia e hora marcada, para depois receberem seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

E portadores de necessidades especiais também deverão fazer o alistamento militar 2012, mas receberão o Certificado de Isenção (CI) para que sejam dispensados.

Alistamento Militar 3

O que acontecerá se eu não me alistar

O candidato tem um prazo para se alistar que vai dos seus 18 anos até seus 45 anos, mas em caso de não se alistar no tempo certo, ele deverá pagar uma multa que vai aumentando de valor conforme o tempo for passando.

Vale lembrar que para quem não se alistar ficará em dívida com o Serviço Militar 2012, e terá prejuízos como o de não poder prestar concursos públicos, tirar passaporte, se matricular em uma universidade entre outras punições.

E para aqueles que se alistaram, mas faltaram no dia da Seleção Geral serão considerados Refratários, e terão que pagar uma multa pelo atraso, além de ganharem prioridade para prestação dos serviços militares.

E para maiores informações sobre o alistamento militar 2012 acessem o site do Exército Brasileiro através do link: http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar.