Alistamento Militar 2013

Saiba como realizar seu Alistamento Militar em 2013, através das informações sobre obrigatoriedade de alistamento, documentos necessários, ano de nascimento para se alistar em 201,3 e o que acontece quando a pessoa não se alista no tempo correto.

11/01/2013 07h33m. Atualizado em 04/02/2013 17h53m por:

 
 

Alistamento Militar 2013

Informações sobre o alistamento militar 2013 no Brasil! O Alistamento Militar é um dever da ordem militar de nosso país, que é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros do sexo masculino, no ano em que completam 18 anos. Esta obrigatoriedade foi instituída no país no ano de 1906, através de uma lei, e pede que o serviço militar seja realizado por 12 meses, caso o cidadão não seja dispensado na fase de seleção de candidatos. Também é obrigatório o alistamento militar para brasileiros naturalizados ou estrangeiros que optarem por se tornar um brasileiro por vontade própria, a partir do momento em que receberem o certificado de cidadania nacional ou mesmo o termo de opção.

Já as mulheres são dispensadas de realizarem o alistamento militar no Brasil, durante os tempos de paz.

Época do Alistamento Militar 2013

Para os brasileiros natos, o alistamento militar 2013 deve ser realizado obrigatoriamente no ano em que o jovem completar seus 18 anos de idade, entre os meses de janeiro a junho, ou seja, neste ano de 2013 é obrigatório que jovens nascidos no ano de 1995 (período compreendido entre o dia 1 de janeiro ao dia 31 de dezembro de 1995), compareçam a uma Junta de Serviço Militar – JSM para realização do alistamento.

Caso estes jovens realizem o alistamento militar de 2013 até o dia 31 de maio, ele participará da seleção geral neste mesmo ano, e pode ser aprovado para ingressar no quartel durante o ano de 2014. Para quem se alistar após este período as avaliações de seleção geral serão agendadas para o próximo ano. Já para brasileiros naturalizados ou que optaram pela cidadania brasileira, o prazo para alistamento militar é de até 30 dias após o recebimento do certificado de nacionalidade, ou da assinatura do termo de opção.

Alistamento Militar 2013 2

Como Fazer Alistamento Militar 2013

Como faço para realizar meu alistamento militar 2013?

Para você jovem que está completando seus 18 anos em 2013 realizar seu Alistamento Militar, é necessário comparecer a uma Junta de Alistamento Militar mais próxima de sua residência, levando os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou documento de identidade (que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação profissional, ou qualquer outro documento público que permita a identificação do alistando);
  • Se for um brasileiro naturalizado ou por opção, é necessário levar o comprovante de naturalização ou o termo de opção;
  • Comprovante de residência atual, ou declaração com reconhecimento de firma do alistamento militar 2013 ou de seu procurador;
  • 1 Foto 3X4 recente, sem retoques.

Alistamento Militar 2013 3

Estes documentos devem ser apresentados e entregues na JSM pelo alistando, para que seja feito o Certificado de Alistamento Militar – CAM, onde serão registradas as próximas datas para avaliação do alistando, bem como os dias para comparecimento no local de seleção geral do Exército.

Durante estas datas o candidato passará por avaliações diversas, podendo ingressar no serviço militar após a aprovação em vários testes. Caso o candidato ao alistamento militar 2013 seja dispensado do serviço militar ele deverá comparecer em uma data específica para a etapa de Juramento da Bandeira, onde receberá sua reservista.

Alistamento Militar 2013 4

O que Acontece se eu não me Alistar no Tempo Correto?

Caso o jovem não realize o alistamento militar 2013, ele fica em divida com suas obrigações militares com o país até completar seus 45 anos de idade. Se isso ocorrer é necessário que ele se dirija a uma Junta de Serviço Militar – JSM próxima de sua casa para pagamento de uma multa e a realização do alistamento militar de 2013, para regularizar sua situação.

E o não alistamento também acarreta algumas consequências para o cidadão, dentre elas:

  • Obter passaporte ou não revalidar o passaporte existente;
  • Entrar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, do Território ou do Município;
  • Prestar exame ou ingressar em uma instituição de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, ou realizar matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria ou profissão;
  • Exercer qualquer cargo público;
  • Receber qualquer prêmio ou favorecimento do Governo Federal, Estadual, do Território ou do Município.

Vale ressaltar que em alguns casos o jovem pode adiar seu alistamento militar 2013, como no caso dele cursar uma faculdade relacionada com a área de saúde. Neste caso ele poderá adiar seu ingresso no serviço militar até concluir seus estudos.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>