Home » Notícias » Educação » Um breve resumo da história do continente Antártida e seus países

Um breve resumo da história do continente Antártida e seus países

Conhecido como Antártida ou Antártica é o quinto maior continente do mundo, com uma área de 14.108.000 km². Um pequeno resumo do continente da Antártida. Quais são seus países, recordes e política econômica.

08/06/2011 13h46m. Atualizado em 10/04/2015 18h47m por:

 

Durante o inverno a Antártica duplica a sua extensão, devido ao congelamento da superfície do oceano. O continente Antártida abriga o pólo geográfico sul do planeta, a 90º de latitude S, e o pólo magnético, cuja localização não é fixa. É cercado pelas águas confluentes dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. A Antártida não possui moradores permanentes: a presença humana na região restringe-se às equipes de pesquisadores.

1. Recordes do continente Antártida

Ponto mais elevado: Monte Vinson, 5.140 m
Temperatura mínima registrada: -89,2°C, estação Vostok
Vulcão ativo mais elevado: Monte Erebus, 3.794 m
Mar mais extenso: Mar de Weddell, 2.800.000 km²
Maior depressão: fossa Subglacial de Bentley, -2.499 m
Península mais extensa: Pensínsula Antártica, 1.300 km

1-continente antartida

2. Características físicas

É formado por uma enorme camada de gelo com uma espessura média de 2 mil metros e um volume de aproximadamente 30 milhões de km³. A única parte que não está sempre coberta por gelo é a Península Antártica. Estima-se que a quantidade de gelo concentrada no continente equivale a 70% das reservas de água doce do planeta. Na região, a mais fria do mundo, foi registrada a menor temperatura já ocorrida: -89,2°C. Os Montes Transantárticos (porção centro-sul), um prolongamento geológico dos Andes, dividem o continente em duas porções. A Antártica Oriental, com planícies, colinas baixas e a Geleira Lambert (maior do mundo), e Antártica Ocidental, com arquipélagos ligados por uma cobertura de gelo permanente.

3. Origem do Nome

Vem da palavra grega áktos (ursa), usada pelos astrônomos da Antiguidade para designar as constelações da Ursa Maior e Menor, pontos de orientação para os navegantes. Posteriormente os romanos passam a utilizar o termo árcticos como sinônimo de norte ou setentrional. No século II d.C., surge o termo antárcticus, que denomina a região sul ou meridional.

4. Países da Antártida

Países – 25 países possuem base de pesquisa científica no continente: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil (com a Estação Comandante Ferraz , nas Ilhas Shetland do Sul), Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Federação Russa, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Peru, Polônia, Reino Unido, Suécia e Uruguai.

5. Economia

A exploração da região limita-se à investigação científica em diversas áreas, como a geologia, glaciologia, sismologia, meteorologia, biologia e hidrologia. Importantes descobertas têm sido feitas, entre elas a existência, no continente, do maior lago do mundo sob o gelo (10.000 km²) e de um buraco na camada de ozônio , localizado sobre o seu território. Em 1961 entrou em vigor o Tratado da Antártica (assinado por África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, EUA, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e União Soviética), que internacionalizou a Antártica e limitou o uso exclusivo da região para pesquisas com fins pacíficos. Não são permitidos exercícios militares, testes nucleares e o depósito de lixo radioativo. O acordo também suspende todas as disputas pela soberania do continente, que envolviam sete países (Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido).

Posteriormente, outras 31 nações, incluindo o Brasil, aderem ao tratado. A exploração econômica dos recursos minerais da Antártica só é proibida oficialmente em 1991, com a Conferência de Madri. A medida é preventiva, já que até hoje não foram encontradas reservas minerais de interesse comercial na região.

 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Um breve resumo da história do continente Antártida e seus países

  1. dani disse:

    mt legal saber sobre a antarticaa

  2. MATEUS disse:

    GOSTEI MUITO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>