Home » Notícias » Educação » Antártida Continente: Fotos e História Completa

Antártida Continente: Fotos e História Completa

08/06/2011 13h46m. Atualizado em 15/08/2012 15h09m por:

 

antartida continente mapa história e paises

Conhecido como Antártida ou Antártica é o quinto maior continente do mundo, com uma área de 14.108.000 km². Durante o inverno a Antártica duplica a sua extensão, devido ao congelamento da superfície do oceano. O continente Antártida abriga o pólo geográfico sul do planeta, a 90º de latitude S, e o pólo magnético, cuja localização não é fixa. É cercado pelas águas confluentes dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. A Antártida não possui moradores permanentes: a presença humana na região restringe-se às equipes de pesquisadores.

RECORDES DO CONTINENTE ANTÁRTIDA

Ponto mais elevado: Monte Vinson, 5.140 m
Temperatura mínima registrada: -89,2°C, estação Vostok
Vulcão ativo mais elevado: Monte Erebus, 3.794 m
Mar mais extenso: Mar de Weddell, 2.800.000 km²
Maior depressão: fossa Subglacial de Bentley, -2.499 m
Península mais extensa: Pensínsula Antártica, 1.300 km

Antártida Continente: Mapa

Mapa da Antártida

Características físicas

É formado por uma enorme camada de gelo com uma espessura média de 2 mil metros e um volume de aproximadamente 30 milhões de km³. A única parte que não está sempre coberta por gelo é a Península Antártica. Estima-se que a quantidade de gelo concentrada no continente equivale a 70% das reservas de água doce do planeta. Na região, a mais fria do mundo, foi registrada a menor temperatura já ocorrida: -89,2°C. Os Montes Transantárticos (porção centro-sul), um prolongamento geológico dos Andes, dividem o continente em duas porções. A Antártica Oriental, com planícies, colinas baixas e a Geleira Lambert (maior do mundo), e Antártica Ocidental, com arquipélagos ligados por uma cobertura de gelo permanente.

Origem do Nome – Vem da palavra grega áktos (ursa), usada pelos astrônomos da Antiguidade para designar as constelações da Ursa Maior e Menor, pontos de orientação para os navegantes. Posteriormente os romanos passam a utilizar o termo árcticos como sinônimo de norte ou setentrional. No século II d.C., surge o termo antárcticus, que denomina a região sul ou meridional.

Países da Antártida

Países – 25 países possuem base de pesquisa científica no continente: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil (com a Estação Comandante Ferraz , nas Ilhas Shetland do Sul), Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Federação Russa, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Peru, Polônia, Reino Unido, Suécia e Uruguai.

Economia – A exploração da região limita-se à investigação científica em diversas áreas, como a geologia, glaciologia, sismologia, meteorologia, biologia e hidrologia. Importantes descobertas têm sido feitas, entre elas a existência, no continente, do maior lago do mundo sob o gelo (10.000 km²) e de um buraco na camada de ozônio , localizado sobre o seu território. Em 1961 entrou em vigor o Tratado da Antártica (assinado por África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, EUA, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e União Soviética), que internacionalizou a Antártica e limitou o uso exclusivo da região para pesquisas com fins pacíficos. Não são permitidos exercícios militares, testes nucleares e o depósito de lixo radioativo. O acordo também suspende todas as disputas pela soberania do continente, que envolviam sete países (Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido).

antartida continente mapa e cidades

Antartida

Posteriormente, outras 31 nações, incluindo o Brasil, aderem ao tratado. A exploração econômica dos recursos minerais da Antártica só é proibida oficialmente em 1991, com a Conferência de Madri. A medida é preventiva, já que até hoje não foram encontradas reservas minerais de interesse comercial na região.

 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Antártida Continente: Fotos e História Completa

  1. dani disse:

    mt legal saber sobre a antarticaa

  2. MATEUS disse:

    GOSTEI MUITO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>