Home » Saúde & Vida » Saúde » Como aplicar insulina corretamente: Ângulo, tipo de agulha e locais

Como aplicar insulina corretamente: Ângulo, tipo de agulha e locais

Neste artigo separamos as dicas de como aplicar insulina corretamente, o preparo da insulina e a agulha ideal para cada paciente.

18/11/2013 19h33m. Atualizado em 18/11/2013 15h23m por:

 

Como aplicar insulina corretamente 001

Quem possui diabetes conhece bem como é importante repor a insulina no corpo, que vai ajudar a normalizar o açúcar no sangue, evitando assim diversos sintomas prejudiciais a saúde, como falta de energia, tontura e até desmaios.

E para nos familiarizarmos um pouco, a insulina é um hormônio produzido em nosso pâncreas continuamente, que é ajuda a glicose (açúcar que consumimos dos alimentos) a entrar nas células do corpo, transformando-a assim em energia vital para nosso dia a dia. Este hormônio também é responsável pela síntese de proteínas, pelo consumo de carboidratos e pelo armazenamento de lipídios em nosso organismo (a gordura que o corpo armazena).

E quando a pessoa sofre de diabetes, a produção da insulina é deficitária ou ausente, necessitando assim a reposição deste hormônio com frequência.

como+aplicar+insulina+corretamente

Cuidados ao aplicar a insulina na barriga

Tipos de diabetes

Existem dois tipos de diabetes, a do tipo 1 e a do tipo 2. A diabetes tipo 1 gera a perda da capacidade do pâncreas em produzir insulina, enquanto que a diabetes tipo 2 pode gerar à diminuição da produção de insulina, ou um impedimento na absorção dela no organismo.

como+aplicar+insulina+corretamente2

Como aspirar a insulina para a seringa

Controle com insulina ou não?

E para o controle da diabetes o paciente pode fazer uso de comprimidos ou a aplicação da insulina. Os comprimidos em geral são mais utilizados no diabetes tipo 2, que pode aparecer devido ao uso de algum medicamento, durante a gestação, com a obesidade, dentre outros fatores.

Já a aplicação de insulina acontece com mais frequência no diabetes tipo 1, mas também pode ser receitada pelo médico nos casos de diabetes tipo 2, juntamente com o controle diário da glicemia.

Como aplicar insulina corretamente 002

Regiões para aplicar a insulina corretamente!

Como aplicar insulina diariamente

A aplicação da insulina é feita no tecido subcutâneo, um pouco abaixo da pele, que possui uma espessura variável entre 1,9 a 2,4 mm. E a aplicação é feita com seringas próprias que possuem agulha de 4, 5, 6 ou 8 mm, para que seja alcançado o tecido muscular.

como+aplicar+insulina+corretamente5

Escolha certa da agulha para aplicar insulina

Ângulo de aplicação

Já o ângulo de aplicação da insulina pode variar conforme a espessura de gordura da pele. Por exemplo, a aplicação da insulina em uma pessoa magra pode ser feita com uma agulha mais curta, com o uso da prega cutânea que ajuda a evitar que seja atingido o tecido muscular, e em um ângulo de 45 graus. Já a aplicação em uma pessoa gorda pode ser feita com a agulha mais longa, e em um ângulo de 90 graus.

como+aplicar+insulina+corretamente6

Regiões do corpo para aplicar a insulina

Cuidado com o tecido muscular

E evitar o tecido muscular é muito importante durante a aplicação da insulina, pois ele pode absorver a insulina mais rapidamente, e o paciente pode sofrer de hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue.

Como aplicar insulina

Como aplicar insulina

Vídeo de como aplicar insulina

Para conferir as dicas de preparo da insulina, locais de aplicação no corpo e a forma adequada de aplicar a insulina, para que ela tenha um efeito melhor no organismo, basta conferir este vídeo:

Gostou das dicas de como aplicar insulina corretamente?

como+aplicar+insulina+corretamente4

Comente!

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>