Home » Seu Lar » Aposentadoria para Donas de casa pelo INSS; Fique ligada!

Aposentadoria para Donas de casa pelo INSS; Fique ligada!

Você é dona de casa e quer se aposentar? Veja como funciona a aposentadoria para donas de casa pelo INSS e para quem nunca contribuiu com o mesmo.

06/06/2011 09h12m. Atualizado em 10/04/2015 18h40m por:

 

Donas de casa podem garantir uma aposentadoria do INSS. Desde 2006, donas de casa e pessoas que não possuem renda, podem contribuir com a previdência social pagando um valor mínimo de contribuição correspondente a 11% do salário mínimo, atualmente R$ 59,95.

Antes da alteração legislativa, tais segurados facultativos estavam obrigados ao recolhimento de 20%, podendo escolher entre o valor do salário mínimo e o teto previdenciário, circunstância que impedia muitas pessoas de contribuir, pois o valor pesava no orçamento.

1-aposentadoria donas de casa

Com a novidade, o segurado passa a ter direitos a diversos benefícios previdenciários, tais como: auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e aposentadoria da dona-de-casa por idade.

A opção por este regime, entretanto, impede o segurado de ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). Desta forma, se o segurado já contribuia é necessário fazer os cálculos para saber se será pertinente essa nova opção.

Já as mulheres que se dedicam exclusivamente ao trabalho do lar, é uma ótima opção de garantia de renda futura, pois ao completarem 60 anos terão direito a um salário mínimo de aposentadoria.

Tempo de Contribuição

Quanto ao prazo de carência para aposentadoria da dona-de-casa, ainda se exige 180 contribuições (15 anos), todavia, já há projeto de lei no Senado que pretende reduzir tal carência para 24 meses, uma vez que a própria Constituição Federal já fazia essa exigência (alíquota e carência reduzidas).

2-aposentadoria donas de casa

Por tais motivos, é aconselhável para as donas de casa a iniciar a contribuição o quanto antes, para ter garantido uma renda mínima no futuro, pois é fato que milhares de donas de casa, chegam na terceira idade sem uma renda mínima, dependendo da ajuda de amigos e familiares.

Cristiano César de Andrade de Assis
cristianocesar.andrade@gmail.com

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Aposentadoria para Donas de casa pelo INSS; Fique ligada!

  1. francisca carneiro da silva disse:

    eu contribui no inss cinco anos ,ai eu tenho direito a pusentadoria ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *