Home » Arquitetura » Jardim e Paisagismo » 3 árvores certas para plantar na calçada e 3 que devem ser evitadas

3 árvores certas para plantar na calçada e 3 que devem ser evitadas

Confiram quais as espécies de árvores certas para plantar na calçada de suas casas, e vejam também quais espécies devem ser evitadas.

04/11/2014 07h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h30m por:

 

Ter uma calçada com árvores é sempre uma boa alternativa para ampliar o verde de nossas cidades, que a cada dia que passa se tornam mais populosas e repletas de edifícios, e que com isso acabam perdendo boa parte de sua área verde para estas construções. E com o uso destas árvores dá para ter sombra nas calçadas, que favorecem a brincadeira das crianças, e ainda proporcionam um clima mais ameno no interior de nossos lares, dependendo da posição onde as árvores estão localizadas.

Mas para que isto ocorra é importante escolher bem a espécie de árvore que será plantada, já que muitas atingem alturas bem elevadas, e com isso acabam trazendo riscos aos moradores e a região, principalmente em locais com fios elétricos e alta circulação de veículos.

3 de árvores ideais para plantar na calçada

Pensando nisto hoje viemos lhes falar sobre alguns modelos de árvores que são ideais para plantar na calçada, e que vão oferecer sombra e beleza ao imóvel, e ainda vão contribuir com a melhora do meio ambiente:

Resedá (Lagerstroemia Indica – Índia): Árvore que alcança até 5 metros, com tronco fino e com flores que brotam o ano todo. É uma árvore ideal para calçada, mas requer podas constantes, principalmente dos brotos que crescem em seu tronco;

1-Árvores certas para plantar na calçada

Árvores certas para plantar na calçada

Pau-ferro (Caesalpinia Férrea – Brasil): Sua principal característica é seu tronco rajado de branco, muito elegante. Ela pode ser plantada em calçadas mas tem um inconveniente, é uma árvore que fica muito alta, e por isso deve ser usada em locais que não tenham fiação elétrica, e deve ser podada periodicamente;

2-Árvores certas para plantar na calçada

Árvore Pau-de-Ferro

Pata-de-vaca (Bauhinia Variegata – Índia e China): São árvores ornamentais, com flores exuberantes e podem ser colocadas em qualquer calçada, pois não possuem uma altura tão elevada.

3-Árvores certas para plantar na calçada

Árvore Pata de Vaca

Outras árvores que também podem ser plantadas na calçada são os Ipês (amarelo, rosa, roxo ou branco), a Magnólia ou a Palmeira.

E a dica fundamental para escolha da árvore ideal é consultar todas as informações sobre cada espécie, principalmente com relação a sua altura, para evitar ter uma árvore na calçada que possa interferir na fiação elétrica da região, ou mesmo galhos frágeis e que possam ceder com frequência durante chuvas e ventos fortes.

3 árvores que devem ser evitadas para plantio na calçada

Temos também algumas árvores que não são recomendadas para plantar na calçada, pois depois de certo tempo acabam ficando muito altas e volumosas, e com isso acabam trazendo prejuízos ao imóvel e ao bairro como um todo, dentre elas:

Figueira Benjamina (Fícus – Ásia): Apesar de ser uma árvore graciosa quando jovem, conforme ela vai crescendo se torna bem alta, volumosa e com raízes que acabam destruindo toda calçada;

4-Árvores certas para plantar na calçada

Figueira Benjamina

Falsa Seringueira, ou Seringueira da Índia (Fícus Elástica – Ásia): Uma árvore que com o passar dos anos fica com o tronco muito volumoso, e que acaba tomando todo espaço da calçada, impedindo a passagem dos pedestres ou mesmo invadindo a rua;

5-Árvores certas para plantar na calçada

Falsa Seringueira

Tipuana (Tipuana Tipu – Bolívia): É uma árvore que fica muito alta, e com isso proporciona aquela sombra enorme na frente da casa. Mas seus galhos são frágeis e costumam se quebrar nas fortes chuvas e tempestades, e com isso podem causar acidentes.

6-Árvores certas para plantar na calçada

Tipuana

Com estas dicas dá para ter uma árvore na calçada de forma segura, e assim contribuir para melhora da qualidade de vida aí na sua cidade.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *