Home » Seu Lar » Saúde » Asma x Bronquite: Entenda qual a diferença de sintomas e tratamento

Asma x Bronquite: Entenda qual a diferença de sintomas e tratamento

Asma ou Bronquite? Conheça quais são as diferenças entre asma e bronquite, desde seus sintomas, tratamento e cuidados.

17/03/2011 14h20m. Atualizado em 03/03/2015 15h51m por:

 

Asma é a inflamação crônica das vias respiratórias, que leva à contração da musculatura dos brônquios e à produção excessiva de uma secreção conhecida como muco. A inflamação estreita os canais aéreos e dificulta a respiração da pessoa com Asma. Acredita-se que exista predisposição hereditária para desenvolver a doença, o que na maior parte dos casos é sinalizado por alergia a poeira, a pelo de animais ou grãos de pólen.

Asma

A asma pode ter como gatilho a ingestão de certos alimentos ou o contato com fumaça. Os sintomas da asma clássicos incluem tosse, falta de ar e chiado no peito. Não há como fugir. da doença, mas evitar a exposição aos ácaros e à poeira ajuda a prevenir e a reduzir as crises, assim como o uso dos medicamentos recomendados.

A OMS estima que 300 milhões de pessoas no mundo tenham crise de asma. Muitos especialistas consideram que bronquite crônica e asma são a mesma doença.

1-bronquite x asma

Bronquite

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, que causa tosse com muco e falta de ar. Existem dois tipos de bronquite: a aguda e a crônica. A bronquite aguda é considerada benigna e pode ser provo- cada, por exemplo, por um vírus (como o do resfriado) ou por inalação de gases ou substâncias irritantes.

O principal agente causador da bronquite crônica é o tabaco. É ele também a razão da tosse frequente dos fumantes. No decorrer do tempo, se o paciente não para de fumar, a bronquite começa a comprometer a capacidade do pulmão de passar oxigênio para o sangue.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *