aurora boreal

Aurora Polar ou Aurora boreal um fenômeno óptico é visto á noite nos céus perto de zonas polares, ela é composta de um brilho e ocorre por causa do impacto nas partículas de vento solar. No hemisfério Norte é conhecida como Aurora Boreal, o nome foi dado em homenagem a uma deuza romana do amanhecer AURORA e ao titã um representante dos ventos Bóreas. Esse fenômeno ocorre entre março a abril e setembro a outubro.

Esse fenômeno também ocorre em outros planetas do nosso sistema solar como: Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Nos laboratórios também conseguem produzir esse fenômeno e também através de explosões nucleares. A aurora Boreal também pode ser vista na Terra quando acontece em outros planetas.

Como acontece a Aurora Boreal

Eles acontecem por causa da radiação ultravioleta e da carga de eletricidade produzindo assim as auroras.Esse fenômeno costumam ter mais intensidade a cada 11 anos e são chamadas de “tempestades solares“. Um astronauta japonês chamado Soichi Nouguchi postou esse ano no mês de abril no seu Twitter “Aurora, Moon, and My home away from hom” (Aurora, lua, e minha casa, longe de casa).

Confira o vídeo da Aurora Boreal: