Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Azulejo português na decoração

Azulejo português na decoração

02/09/2016 08h09m. Atualizado em 02/09/2016 00h12m por:

 

O azulejo é um dos revestimentos decorativos mais utilizados quando o assunto é oferecer mais charme e elegância aos diversos ambientes de um imóvel.

Existem inúmeros modelos e formatos de azulejos, que permitem seu uso em áreas internas ou externas, e que vão desde os tipos mais leves e indicados apenas na decoração, até os mais robustos e que podem ser usados em lugares de grande circulação.

E um dos modelos de azulejos muito apreciados na decoração de casas e apartamentos é o azulejo português, que encanta pelo seu charme e simplicidade, que o fizeram uma peça atemporal.

Azulejo português na decoração 005

O azulejo português

O azulejo português é um tipo de cerâmica que foi desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos, e que carrega consigo uma história de charme e beleza atrelada aos palácios, templos religiosos, casas de nobres, e muito mais.

Sua origem vem dos árabes, que foram os primeiros a usar o azulejo, e que posteriormente chegou até Portugal e Espanha, por volta do século XV, que logo passaram a aprimorar seus modelos para uso.

Azulejo português na decoração 013

Em Portugal o estilo dos azulejos foi ganhando novas formas, e passou dos mosaicos geométricos mais complexos ao uso de figuras simples e encantadoras.

Nesta época, os azulejos eram feitos em tons amarelos, verdes ou castanho-arroxeados, e somente depois vieram os modelos em seu estilo mais atual, com a combinação do azul e branco para compor desenhos variados. Mas ambos os modelos podem ser encontrados a venda em lojas especializadas.

Azulejo português na decoração 003

Outra característica marcante do azulejo português é sua fabricação manual, que transcende os tempos, e ainda hoje é muito apreciada por quem gosta de um toque de requinte na decoração.

Imagens de ambientes decorados com azulejo português

E na decoração o azulejo português pode ser usado em diversos ambientes, como a cozinha ou a sala de jantar, como veremos a seguir:

Azulejo português na decoração 001

Azulejo português na decoração 015

Azulejo português na decoração 002

Azulejo português na decoração 006

Azulejo português na decoração 008

Azulejo português na decoração 004

Azulejo português na decoração 010

Azulejo português na decoração 009

Azulejo português na decoração 012

Azulejo português na decoração 013

Azulejo português na decoração 011

Azulejo português na decoração 014

Azulejo português na decoração 016

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *