Biomas Brasileiros: Resumo

 
 

Resumo de Biomas Brasileiros. Bioma é um conjunto de ecossistemas que formam uma comunidade estável e desenvolvida, adaptada às condições naturais de uma região e geralmente caracterizada por um tipo principal de vegetação. Trazemos nestas páginas a divisão do Brasil em nove biomas brasileiros.

Biomas do brasil

Biomas Brasileiro

Biomas do Brasil

Naturalmente, trata-se de uma classificação geral, pois no território brasileiro combinam-se vários tipos de ecossistema, de clima, de vegetação, de solo e de relevo, criando uma gama de sistemas ambientais em mudança constante.

A formação dos biomas contou com a importante ação da espécie humana, atuante milhares de anos atrás. Com o uso do fogo, os homens ampliaram o cerrado, bem como agiram de forma decisiva na expansão da região das castanheiras, no Norte, e da floresta de araucárias, no Sul.

Caçadores-coletores, cerca de 8 mil anos atrás, queimavam as matas nas bordas da Amazônia como técnica de caça. Há cerca de 4 mil anos, índios começaram a pôr fogo no coração da floresta para plantar, criando a técnica da coivara e modificando a configuração da mata. Este foi um breve resumo sobre biomas no Brasil.

 
 
 

 
Comente via Facebook!
 
 

5 Comentários

 

 

Deixe sua Opinião

required

required

optional