Home » Seu Lar » Saúde » Bronzeamento Solar Natural: Como Proceder

Bronzeamento Solar Natural: Como Proceder

O bronzeamento solar natural é o mais recomendado à se fazer atualmente, porém tenha muita cautela e siga as dicas.

20/10/2009 23h08m. Atualizado em 03/02/2012 19h33m por:

 

bronzeamento-solar-1O bronzeamento solar é o responsável pelo escurecimento da pele,isto ocorre através do estimulo fisiológico natural em resposta ao banho solar ou pelo bronzeamento solar artificial. Este escurecimento tem como fator determinante o aumento ou liberação do pigmento melanina que são produzidas e liberadas através das células melanócitos, e encontradas entre as células basais da epiderme.

Quando acontece da pele tornar-se bronzeada pela exposição solar, os melanócitos aumentam em atividade e não em número. Os melanócitos geram não só o bronzeado, mas também são os responsáveis pelo câncer melanoma, que é originado por danos nos melanócitos devido à radiação ultravioleta (UV).

Luz do Sol no Bronzeamento Solar

Classificamos a luz solar de três formas: luz infravermelha (calor), luz ultravioleta e a luz visível. E as freqüências ultravioletas que são os responsáveis pelo bronzeamento e são divididas em três categorias: UVA (onda de 315 a 400 nm) que ocasiona o bronzeamento e conhecido como luz negra; UVB (onda de 280 a 315 nm) causador das queimaduras solares e a UVC (onda de 100 a 280 nm) que nunca nos atinge por ser filtrada na atmosfera.

As ondas UVB possuem maior energia que a UVA, portanto causam maior dano como o câncer de pele. Por este e tantos outros fatores como o envelhecimento precoce é que todos devem se precaver e evitar o banho solar exagerado e sem o devido protetor solar que se encontra no mercado.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *