Calcular Tamanho da Bitola de Cabo

Aprenda como calcular o tamanho da bitola (diâmetro) específica para cada cabo de energia elétrica de sua casa, e com isso evite o aquecimento dos fios.

 
 

Calcular Tamanho da Bitola de Cabo

Aprenda a calcular o tamanho da bitola de cabo elétrico, algo fácil e de extrema utilidade! Toda instalação elétrica é composta por um conjunto de cabos condutores de eletricidade, que são interligados a uma rede de alimentação de energia, e que utilizam terminais de acesso (tomadas, interruptores) para seu uso. Os terminais de uso são as partes mais visíveis da rede elétrica dentro de casa, além é claro da rede de distribuição de energia que é ligada nos postes ao redor das ruas. E por dentro das paredes e lajes é onde instalamos os cabos da rede elétrica, que são responsáveis por transmitir a energia até nossos aparelhos elétricos.

Mas uma coisa que muitos não sabem, é que quando a energia passa por dentro do cabo, ela enfrenta uma resistência até chegar ao aparelho, que é aliviada ou aumentada conforme o tamanho da bitola (diâmetro do fio).

Tipos de bitola para cada uso

E cada aparelho funciona com uma resistência específica, alguns com mais e outros com menos, e isso influi no tamanho da bitola que o cabo de energia deve ter em sua casa.

Estas medidas que determinam a resistência de um aparelho podem ser medidas em sua casa através de uma conta simples, que envolve a Tensão (volts), a Potência (watts) e a Corrente Elétrica (ampères). Para isso use a fórmula:

I = P/U , onde I é Corrente, P é Potência e U é Tensão.

Podemos usar esta fórmula, por exemplo, com um chuveiro elétrico, onde a tensão é 127 V e a potência é de 3.200 W. E na conta alcançamos o valor de 25.1 A.

Calcular Tamanho da Bitola de Cabo 2

Tamanho da Bitola de Cabo

Tabela de Bitola de Cabo

Com isso separamos abaixo uma tabela que indica o tamanho da bitola de cabo, em relação à amperagem que cada uma delas suporta:

1. Bitola de 1,5 mm² = 15,5 ampères (usada como retorno de lâmpadas);
2. Bitola de 2,5 mm² = 21 ampères (usada em tomadas comuns para televisor, aparelho de DVD, dentre outros);
3. Bitola de 4,0 mm² = 28 ampères (usada em geladeiras);
4. Bitola de 6,0 mm² = 36 ampères (usada para chuveiro elétrico);
5. Bitola de 10 mm² = 50 ampères (usada para equipamentos pesados).

calcular bitola do cabo 3

Bitola.

Vale lembrar que a instalação da rede elétrica de sua casa deve ser feita por um eletricista, que possui equipamentos para medição correta da amperagem necessária para cada tomada.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>