Home » Seu Lar » Saúde » Causas da Arritmia Cardíaca e seu Tratamento

Causas da Arritmia Cardíaca e seu Tratamento

Aprenda quais são as principais causas e sintomas da arritmia cardíaca e como fazer o tratamento adequado.

30/08/2012 03h10m. Atualizado em 29/08/2012 22h49m por:

 

causas da arritimia cardiaca 2Quais as causas da arritmia cardíaca? Ela tem tratamento? As pessoas que sofrem de arritmia vivem menos? As arritmias cardíacas são distúrbios da condução do estímulo elétrico no coração, cuja função é a de contrair o músculo de forma harmônica e sincrônica. Ou seja, em um coração normal, a condução do estímulo elétrico faz com que os átrios se contraiam primeiro e, em seguida, os ventrículos. Existem vários tipos de arritmias cardíacas, sendo que algumas não representam qualquer problema em termos de qual idade ou quantidade de vida como, por exemplo, as extrassístoles esporádicas (batimento do coração fora de compasso).

Principais Causas

Entretanto, algumas apresentam-se de forma grave e são chamadas “ameaçadoras da vida”, podendo levar à morte. Nesse caso inclui-se a taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular, que consiste na desorganização da transmissão dos estímulos elétricos nos ventrículos – importante estrutura muscular, cuja contração é responsável pela distribuição do sangue para fora do coração – levando à estimulação desordenada das células ventriculares.

O tratamento das arritmias cardíacas depende da sua gravidade e do desconforto causado ao paciente, que pode ser desde palpitação ou “batedeira” até a sensação de descompasso do coração.

causas arritimia cardiaca

Causas e Tratamentos para Arritmia

Crises de Taquicardia

São comuns as crises de taquicardia? Por que acontecem, quanto tempo 11 duram e que tipo de riscos oferecem à pessoa?

Taquicardia é um nome genérico que inclui desde o aumento normal da freqüência cardíaca, quando, por exemplo, leva-se um susto ou faz-se um esforço físico, até as arritmias mais complexas como:

fibrilação atrial: uma desorganização da transmissão dos estímulos elétricos nos átrios (cavidades superiores do coração que recebem o sangue das veias), levando à estimulação desordenada das células atriais; taquicardia paroxística supra ventricular: uma arritmia causada pela reentrada do estímulo elétrico, levando o coração a uma freqüência superior a 180 batimentos por minuto.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *