FGTS

Aprenda como tirar  certidão negativa FGTS. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS foi elaborado para auxiliar aos trabalhadores que são mandados embora das firmas sem justa causa a terem pelo menos uma renda disponível de auxílio. Para que o trabalhador tenha direito ao benefício, são retirados 8% do valor do salário bruto do empregado em cada início de mês, e este dinheiro fica depositado em uma conta da CAIXA associada ao trabalhador.

E o empregado pode usar este valor para adquirir sua casa própria, que pode ser feito através de programas elaborados pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal; além disso, ele pode juntar um pequeno patrimônio conforme vão se acumulando os anos de depósito.

Como obter o Certificado de Regularidade do FGTS

O trabalhador pode verificar se o valor do FGTS esta sendo depositado através do extrato do FGTS, ou certidão negativa FGTS, que é enviado para ele após o segundo mês de pagamento. Mas em caso de não recebimento, ele deverá se dirigir a uma das agências da CAIXA para confirmação de seu endereço, ou pode consultar informações através do site: http://www.caixa.gov.br/, ou pelo telefone: 0800 726 0101.

Confirmar a Certidão Negativa

Mas se o trabalhador quiser confirmar a certidão negativa FGTS do empregador, poderá acessar o site: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf. Dentro do site basta digitar o número do CNPJ da empresa e a Unidade da Federação – UF, a qual ela pertence para que sua pesquisa seja concluída.

Certidão negativa CRF

Certidão Negativa FGTS

E a certidão negativa FGTS é o que comprova que o empregador faz o depósito regularmente do FGTS de seus funcionários.

Certidão Negativa de Débito Trabalhista (CNDT)