Home » Seu Lar » Receitas » A incrível história do Chocolate Quente e uma receita deliciosa

A incrível história do Chocolate Quente e uma receita deliciosa

Como fazer um delicioso chocolate quente? Confira uma receita de chocolate quente incrível e de quebra sua incrível história no mundo.

15/06/2011 13h19m. Atualizado em 10/04/2015 18h51m por:

 

Em 1500 A.C., a civilização de Olmeca (habitavam as terras baixas do Golfo) já havia encontrado e aproveitado o fruto da cacaueiro e foi encontrado evidências alguns anos após, pelos Maias, Aztecas e Toltecas que consideravam o cacau como o alimento dos deuses sendo usado o chocolate como uma bebida que acrescida de algum condimento e era degustada pelos sacerdotes em rituais religiosos.

Na Europa, o cacau foi espalhado por Hernando Cortez, já que o descobriu em suas conquistas no México, mas só foi difundido, valorizado e plantado pelos espanhóis quando o cacau passou a ser utilizado como moeda de troca com os povos mexicanos, e em 1528, Hernando trouxe também os apetrechos necessários para produzir uma bebida mais agradável ao paladar agregando o açúcar e outros adoçantes a bebida, para ser possível hoje em dia, a consumirmos em larga escala por todos nós, como o chocolate em tabletes.

1-historia do chocolate quente

Chocolate quente ganhou o mundo

Ao longo dos anos, o chocolate se expandiu pela Europa foi ganhando popularidade com as misturas e produtos agregados, tais como o leite, o vinho, especiarias, açucares e cerveja. Foi criada, pelos Ingleses, uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau e com isso, permitiu a fabricação do chocolate em larga escala. Mas somente com a revolução do chocolate nas mãos dos Holandeses, que desenvolveram uma prensa hidráulica para extrair e separar a torta ou massa de cacau e de outro lado a manteiga de cacau. Assim foi difundida também os achocolatados e juntamente com a manteiga de cacau, fez o desenvolvimento dos primeiros tabletes de chocolate.

Vendas do produto

O Brasil foi um dos maiores produtores de cacau com uma produção de 40%, e hoje somente produz 4%, enquanto o Oeste da África produz cerca de 65% do cacau do mundo. Com a chegada do frio e na época da Páscoa, o consumo do chocolate quente e normal aumenta e atinge as suas maiores vendas, e nada melhor do que um bom chocolate quente para aquecer as noites frias do inverno, e existem inúmeras receitas de chocolate quente cremoso, modos de preparo e de agregar junto ao chocolate quente e ele pode ser bebido sozinho ou acompanhado de várias opções de comida, até com um simples pão na chapa ele fica irresistível.

Receita de chocolate quente

  • 1l de leite desnatado
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate pó
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • canela em pó para polvilhar

Isso pode ser um fator de recordação para muitas pessoas, que se juntavam a noite, em volta da lareira ou na sala com seus familiares para se aquecerem e contar histórias, deixando um gostinho da época da infância ou na fazendo, sítios ou no interior das cidades.

Uma boa receita

Uma boa receita chocolate quente deve ser bem espesso e saboroso que acrescentado de alguma bebida alcoólica, tais como, conhaque, amarula, whisky, podem dar um sabor especial além de facilitar o fator ”quente” da bebida ou com alguns toques que o deixaram mais saboroso, como a laranja, o leite condensado, a canela, o creme de leite e sem falar no delicioso chantily, que dá um toque requintado e especial.

2-historia do chocolate quente

Com certeza, é o tipo de bebida que não se pode ficar pensando em calorias e sim ser deliciada sem culpa e aproveite, porque é no inverno que nosso corpo necessita de maior quantidade de calorias para serem queimadas.

Gostou da receita de chocolate quente?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *