Home » Seu Lar » Citronela: Um Repelente Natural Contra Insetos

Citronela: Um Repelente Natural Contra Insetos

Conheça a Citronela, uma planta doméstica que pode ser usada como um repelente natural contra insetos, e principalmente contra pernilongos.

25/03/2013 10h33m. Atualizado em 14/05/2013 14h02m por:

 

Citronela: Um repelente natural contra insetosUma das coisas mais chatas que aparece em nossa casa no tempo do calor são os terríveis pernilongos, que acabam nos picando enquanto estamos distraídos, e também podem nos transmitir doenças, como é o caso do mosquito da dengue. Para evitá-los é necessário tomar certos cuidados em casa, principalmente com a água parada, que é o foco de reprodução do mosquito. Mas existe também um jeito bem simples e muito prático de se livrar destes bichinhos de forma natural. Esta solução nos é dada através de uma planta chamada Citronela.

O que é Citronela

A Citronela, ou Cymbopogon winterianus, é uma planta pertencente à família Poaceae, que gosta de clima tropical, e pode ser encontrada em regiões da Ásia, Índia, Indonésia, Java e Sri-Lanka. Ela também pode ser encontrada com o nome de Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela de Java e Citronela do Ceilão. E um dos benefícios que a planta nos trás está em alguns de seus componentes, que atuam como um repelente natural contra insetos de vários tipos, principalmente pernilongos.

Componentes da Citronela

Dentre estes componentes podemos citar o aldeído citronelal, limoneno e o eugenol geramiol, este último responsável por um cheiro característico da planta, que é o responsável por afastar insetos, mas que é agradável ao olfato humano.

Citronela: Um repelente natural contra insetos 2

Repelente natural Citronela

Utilização da Citronela como Repelente

Esta planta pode ser plantada no jardim de nossas casas, que irá servir como uma barreira natural contra os mosquitos. Dentro de vasos ela chega a atingir 50 cm de altura, e seu cultivo não requer muitos cuidados. E uma das formas de usar a Citronela como repelente natural em casa é cortando três folhas da planta, que devem ser picadas em pequenos cubos. Estes pedaços devem ser colocados em um pirex, e espalhados pelos vários cômodos da casa, para evitar o aparecimento de mosquitos e outros insetos, e para deixar um cheiro agradável no ambiente.

Citronela: Um repelente natural contra insetos 3

Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas para usar a Citronela como um repelente natural contra insetos em sua casa:

Gostaram das dicas sobre a utilização da citronela como repelente natural? Deixe seu comentário.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *