Cólicas Menstruais Fortes: Até quando é normal tê-las?

Cólicas Menstruais são comuns e normal em toda mulher, porém sentir dores fortes tem limite e exige alguma providência, saiba mais!

 
 

colicas menstruais fortesAté quando é normal ter cólicas menstruais fortes! Ola mulherada! Em meio a tantos assuntos de moda, também é importante ficar sempre na saúde de nosso corpicho, não acham? Aliás, eu falei recentemente sobre a importância do auto-exame das mamas e como identificar nódulos mamários. Se não conferiu, vale à pena viu?

Quando o assunto é saúde da mulher, logo surgem em nossa cabeça, inúmeras questões como gravidez, fertilidade, osteoporose, obesidade, doenças cardiovasculares, varizes (ai, como dóooi!), cuidados com a pele, saúde das mamas, o temido preventivo (sim, tem gente que ainda tem medo!), menopausa… Esqueci alguma coisa? Hein? Ah! Claro, né? A “bendita” que nos acompanha desde o inicio da adolescência e todo mês faz sua visitinha, digamos, “íntima”. Isso mesmo, quem falou MENSTRUAÇÃO, acertou!

Em meio a tantos sintomas desagraveis que acompanham a “inconveniente” visita mensal destacamos as cólicas menstruais fortes. Horrível, né? Algumas mulheres começam a senti-la alguns dias que antecedem o fluxo menstrual, outras a sentem por todo o período e, as mais sortudas, quase não sabem o que é sentir uma cólica menstrual. Ah, e tem a mulherada que realmente sofre com dores fortes demais, quando não diminuem com o uso de analgésicos e impossibilita a pessoa de realizar suas tarefas diárias como ir ao trabalho e às aulas, no caso das adolescentes. Mas, será que isso é normal?

Mitos das Cólicas Fortes

Algumas pessoas dizem ser comum as cólicas fortes. Pessoas mais idosas dizem que é porque está sendo tudo “limpo” lá dentro (eca!), mas, galera, isso é balela, viu? Ginecologistas explicam que quando a cólica chega a ser tão intensa a ponto de impedir que a mulher realize suas atividades cotidianas e causa sofrimento intenso, é hora de investigar melhor, viu?

Uma cólica muito forte pode significar algo mais sério. O medico faz o diagnostico tomando como base os sintomas relatados pela paciente, acompanhados de ultrassonografia transvaginal e uma ressonância magnética. Na maioria das vezes as dores mensais insuportáveis escondem um caso de endometriose. A doença se caracteriza pela presença do endométrio (mucosa que reveste o útero) em local indevido, ou seja, fora do local que abriga o útero.

colicas fortes menstruais

Cólicas Fortes Menstruais

Diagnóstico da Endometriose

Normalmente a endometriose (cólicas fortes) é diagnosticada em mulheres na faixa etária entre 25 a 35 anos, mas, isso não é regra, já que muitas adolescentes já apresentam tal doença. Os médicos afirmam que é importante que as jovens que tenham casos da doença na família, fiquem mais atentas, assim como as que começam a menstruar muito cedo, por possuírem mais chances de adquirem a doença que, tendo tratamento adequado o quanto antes, tem muito mais chances de ser solucionada mais cedo. Não se sabe ao certo o que desencadeia a doença, mas existem casos em que tal material atinge os ovários, bexiga e até pulmões!

A intenção aqui não é assustar ninguém, mas, simplesmente explicar que sim, é normal sentir cólicas no período menstrual, mas, tudo tem um limite, ok? Se você nota que as dores vêem ficando mais e mais intensas e não cessam com ajuda de analgésicos, procure um ginecologista o mais rápido possível para investigar a causa das dores de cólicas menstruais fortes. Lembre-se que mulher poderosa não é só aquela que está sempre linda por fora: ela deve estar perfeita por dentro!

 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Cólicas Menstruais Fortes: Até quando é normal tê-las?

  1. Verônica disse:

    Quando vi o vídeo do Dr.Dráuzio Varela, me assustei com a coincidência de alguns sintomas relatados: eu achava que o cansaço, a depressão e a dificuldade de respirar eram por conta do estresse, porque dou aulas e ainda estou encerrando o período letivo. Muito útil essa matéria do blog. Me ajudou muito.

  2. Nisary disse:

    Bom, tenho 15 anos, e dês dos 12 tenho Colicas fortes. Sem contar a dor insuportável, também vem abraçado com ela: náuseas, fraqueza, ânsia de vômito, falta de ar, até dores nas costas já me deu (não sei se tem relação). Antes de fazer essa perquisa eu achava que isso era normal. Porquê, tipo, minha mãe também teve… Essas informações me ajudaram a entender um pouco mais do assunto, e ver que pode ser algo serio.

    esclareceu muita coisa, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>