colicas menstruais fortesAté quando é normal ter cólicas menstruais fortes! Ola mulherada! Em meio a tantos assuntos de moda, também é importante ficar sempre na saúde de nosso corpicho, não acham? Aliás, eu falei recentemente sobre a importância do auto-exame das mamas e como identificar nódulos mamários. Se não conferiu, vale à pena viu?

Quando o assunto é saúde da mulher, logo surgem em nossa cabeça, inúmeras questões como gravidez, fertilidade, osteoporose, obesidade, doenças cardiovasculares, varizes (ai, como dóooi!), cuidados com a pele, saúde das mamas, o temido preventivo (sim, tem gente que ainda tem medo!), menopausa… Esqueci alguma coisa? Hein? Ah! Claro, né? A “bendita” que nos acompanha desde o inicio da adolescência e todo mês faz sua visitinha, digamos, “íntima”. Isso mesmo, quem falou MENSTRUAÇÃO, acertou!

Em meio a tantos sintomas desagraveis que acompanham a “inconveniente” visita mensal destacamos as cólicas menstruais fortes. Horrível, né? Algumas mulheres começam a senti-la alguns dias que antecedem o fluxo menstrual, outras a sentem por todo o período e, as mais sortudas, quase não sabem o que é sentir uma cólica menstrual. Ah, e tem a mulherada que realmente sofre com dores fortes demais, quando não diminuem com o uso de analgésicos e impossibilita a pessoa de realizar suas tarefas diárias como ir ao trabalho e às aulas, no caso das adolescentes. Mas, será que isso é normal?

Mitos das Cólicas Fortes

Algumas pessoas dizem ser comum as cólicas fortes. Pessoas mais idosas dizem que é porque está sendo tudo “limpo” lá dentro (eca!), mas, galera, isso é balela, viu? Ginecologistas explicam que quando a cólica chega a ser tão intensa a ponto de impedir que a mulher realize suas atividades cotidianas e causa sofrimento intenso, é hora de investigar melhor, viu?

Uma cólica muito forte pode significar algo mais sério. O medico faz o diagnostico tomando como base os sintomas relatados pela paciente, acompanhados de ultrassonografia transvaginal e uma ressonância magnética. Na maioria das vezes as dores mensais insuportáveis escondem um caso de endometriose. A doença se caracteriza pela presença do endométrio (mucosa que reveste o útero) em local indevido, ou seja, fora do local que abriga o útero.

colicas fortes menstruais

Cólicas Fortes Menstruais

Diagnóstico da Endometriose

Normalmente a endometriose (cólicas fortes) é diagnosticada em mulheres na faixa etária entre 25 a 35 anos, mas, isso não é regra, já que muitas adolescentes já apresentam tal doença. Os médicos afirmam que é importante que as jovens que tenham casos da doença na família, fiquem mais atentas, assim como as que começam a menstruar muito cedo, por possuírem mais chances de adquirem a doença que, tendo tratamento adequado o quanto antes, tem muito mais chances de ser solucionada mais cedo. Não se sabe ao certo o que desencadeia a doença, mas existem casos em que tal material atinge os ovários, bexiga e até pulmões!

A intenção aqui não é assustar ninguém, mas, simplesmente explicar que sim, é normal sentir cólicas no período menstrual, mas, tudo tem um limite, ok? Se você nota que as dores vêem ficando mais e mais intensas e não cessam com ajuda de analgésicos, procure um ginecologista o mais rápido possível para investigar a causa das dores de cólicas menstruais fortes. Lembre-se que mulher poderosa não é só aquela que está sempre linda por fora: ela deve estar perfeita por dentro!