Home » Saúde & Vida » Saúde » Combater Hemorróidas: Graus, Sintomas e Prevenção

Combater Hemorróidas: Graus, Sintomas e Prevenção

Aprenda como combater as Hemorróidas da melhor forma e os principais sintomas e tratamento.

24/11/2011 10h51m. Atualizado em 27/07/2012 13h47m por:

 

Hemorróida 1

Hoje em dia muitas pessoas sofrem deste mal, mas ainda tem muita vergonha de admitir e até de procurar um tratamento adequado.
Mas afinal, o que é hemorróida?

O que é Hemorróida?

Hemorróida é quando ocorre uma dilatação das veias localizadas na região do reto e do ânus. Ela é como uma variz, e pode ser interna ou externa; e em ambos os casos é uma doença que causa muito incomodo e até muitas dores em quem sofre deste mal.

Quem sofre de hemorróidas, em alguns casos, pode sofrer dores intensas e até ficar impedido de andar, dependendo do grau em que ela se encontra e da dor que esta causando.

O que causa Hemorróidas?

A hemorróida pode acontecer por vários fatores, pode ser devido a uma má circulação sanguínea do local, prisão de ventre, acumulo de substâncias tóxicas que passam pela área do ânus, diarréia, gravidez ou até mesmo por pessoas que passam muito tempo sentadas. Ela também pode ocorrer em pessoas que sofrem muito com a pressão do dia a dia.

Sintomas e diagnóstico da Hemorróida

Como já visto, a hemorróida pode ser de dois tipos, a interna e a externa. Quando uma pessoa sofre com hemorróidas internas, podem não aparecer sintomas; mas quando ocorrem geralmente são sangramento na hora de evacuar e até exteriorização da hemorróida.

E as hemorróidas externas são divididas por grau, onde as hemorróidas de 2º e 3º grau causam saliência na pele que podem ser palpáveis e em alguns casos ocorrem coceira e irritação na região do ânus; e as hemorróidas de 4º grau a pele se exterioriza e retorna ao seu estado natural, causando muita dor e desconforto.

E para realizar o diagnóstico é necessário ir a um especialista, que realizará alguns exames para diagnosticar se o paciente esta com hemorróidas. Os exames principais para diagnóstico da hemorróida corretamente são a inspeção anal, o toque retal e uma anuscopia (para examinar todo canal entre o ânus e o reto).

Hemorróidas 3

Tratamento contra hemorróidas

Após o paciente realizar todos os exames e ser constata a hemorróida e o grau em que ela se encontra, ele poderá recomendar um tratamento que pode ser com o uso de pomadas antiinflamatórias e analgésicas, medicamentos flebotrópicos (que diminuem os sintomas da hemorróida) e também pode ser indicada uma cirurgia, dependendo do grau em que se encontra a hemorróida.

Existem também alguns tratamentos caseiros para diminuição dos sintomas das hemorróidas, como banhos de acento com ervas medicinais, que podem ser encontradas em casa de ervas.
Mas muito cuidado, nem toda erva medicinal deve ser usada para certos casos, e seu uso só deve ser feito quando o médico também recomendar que sejam feitos estes banhos.

Hemorróida 2

Prevenção e cuidados

E uma forma de prevenção ou controle das hemorróidas é através de uma alimentação rica em fibras e líquidos, e devem ser evitados alimentos com muito açúcar e o consumo de pimenta. Todas estas medidas podem ajudar na diminuição dos sintomas da hemorróida.

Outra dica é evitar o uso de papéis para limpeza da região anal, que pode ser feita com água no local para evitar o acumulo de sujeiras e possíveis infecções. E é recomendado o uso de lingeries de algodão, principalmente quando ocorrem sangramentos no local, para evitar que a região fique irritada.

E procure sempre a ajuda de um bom médico se tiver algum dos sintomas que mencionamos neste artigo, para que seu problema não se agrave ainda mais.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>