Home » Seu Lar » Saúde » Como Acontece a Embolia Pulmonar

Como Acontece a Embolia Pulmonar

Conheça um pouco mais sobre Embolia Pulmonar, que pode acontecer em pessoas que possuem um coágulo sanguíneo, e que, dependendo do grau, pode levar o paciente a óbito se não for tratada com urgência.

16/11/2012 19h16m. Atualizado em 16/11/2012 19h16m por:

 

Como Acontece a Embolia Pulmonar

Aprenda como acontece uma embolia pulmonar, também conhecida como Tromboembolismo Pulmonar (TEP). A embolia pulmonar é uma situação muito grave que pode acontecer quando uma pessoa possui um coágulo (trombo) em uma área do corpo, e este coágulo se desloca através da corrente sanguínea até chegar às artérias pulmonares. Quando isso ocorre, o coágulo impede a passagem de sangue pela artéria pulmonar, e causa vários sintomas no paciente, como falta de ar, dor cortante no peito e até desmaios.

Mas o que é um Coágulo?

O coágulo ou trombo acontece quando o sangue, que é liquido, se transforma em uma massa semelhante a uma gelatina, bem grudenta e espessa. Ele pode acontecer por vários fatores, desde genéticos até ambientais, mas costuma aparecer em pessoas acima dos 40 anos; com o uso da reposição hormonal; no uso de anticoncepcionais; e principalmente durante o pós-cirúrgico, onde o paciente acaba ficando muitos dias deitado.

Com isso o coágulo acaba se formando, principalmente nas pernas ou nos braços, onde se aloja podendo causar dores e desconfortos ao paciente.

Como Acontece a Embolia Pulmonar 2

Como Acontece a Embolia Pulmonar

Sintomas da Embolia Pulmonar

Em alguns casos, a embolia pulmonar pode acontecer de forma leve, e não trazer graves consequências ao paciente. Mas é importante ficar atento a estes sintomas, que são característicos do surgimento da embolia pulmonar:

1. Dor cortante no peito;
2. Náuseas;
3. Desmaios;
4. Falta de ar;
5. Tosse seca ou com sangue;
6. Febre baixa;
7. Batimentos cardíacos acelerados;
8. Ansiedade;
9. Convulsões.

Como Acontece a Embolia Pulmonar 3

E o risco maior para quem possui um trombo é que ele migre para o pulmão, e com isso cause a embolia pulmonar grave, que deve ser tratada com urgência, pois pode levar o paciente a óbito, caso ele não seja atendido com prontidão.

Tratamento da Embolia Pulmonar

Caso o paciente apresente alguns dos sintomas acima, é necessário ir com urgência a um hospital, onde o médico irá avaliar os sintomas para um melhor diagnóstico do quadro de embolia pulmonar. O tratamento será ministrado na hora, e pode incluir o uso de oxigênio e remédios para dor. Também serão usados remédios anticoagulantes para que o coágulo desapareça, e o paciente melhore dos sintomas.

E você aprendeu como acontece a embolia pulmonar?

 
 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Como Acontece a Embolia Pulmonar

  1. francisco junior da cunha disse:

    fico grato por tirar as dúvidas que tenho em determionados assunto, junior cunha, obrigado

  2. mariana boni disse:

    Minha irmã tem coágulo no coração, mas nunca fez reposição hormonal, nunca usou anticonceptivos, não passou por procedimentos cirúrgicos. O que poderia ter causado esta situação ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *