Home » Decoração » Iluminação » 4 maneiras de aproveitar a luminosidade natural em casas e apartamentos e 13 modelos

4 maneiras de aproveitar a luminosidade natural em casas e apartamentos e 13 modelos

Confiram algumas dicas para aproveitar a luminosidade natural na hora de decorar casas e apartamentos, de forma elegante e muito mais proveitosa.

22/09/2014 22h00m. Atualizado em 14/03/2015 14h39m por:

 

Como aproveitar a luminosidade natural 011

Investir em uma boa iluminação para casas e apartamentos é uma forma de garantir mais conforto visual e também uma segurança aos moradores do imóvel, de uma forma agradável e também muito elegante.

E uma das melhores formas para garantir a boa iluminação dos ambientes é com o maior aproveitamento da luminosidade natural, que quando bem aproveitada deixa a casa ou o apartamento mais arejado, e ainda auxilia na valorização da decoração escolhida para cada local.

Além disso, a entrada da luz do sol dentro do imóvel trás inúmeros benefícios para saúde dos moradores, já que evita o aparecimento de fungos e ácaros, que são os principais causadores de crises alérgicas e respiratórias em muitas pessoas.

1-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

Portas de vidro para aproveitar luminosidade

Portas de vidro para aproveitar luminosidade

Uma das melhores formas para aproveitar a luminosidade natural dentro das casas e apartamentos é o uso de portas de vidro, janelas e janelões amplos, e que podem ser incorporados ao projeto das casas e apartamentos, e direcionados em uma direção que possa garantir a entrada do sol durante boa parte do dia.

Nestes locais podem ser instaladas persianas ou cortinas, para limitar a entrada dos raios do sol quando for necessário, principalmente nos dias mais quentes do ano. E para garantir a entrada da luz do sol sem os riscos dos raios UV o recomendado é o uso de películas protetoras nos vidros, que são fáceis de instalar, e ainda garantem um visual moderno e bem aconchegante ao ambiente.

2-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

Iluminação Zenital

Iluminação Zenital

Outra boa opção é o uso da iluminação zenital, uma técnica que consiste na criação de pequenas ou grandes aberturas na cobertura das casas e apartamentos, e que podem ser recobertas com o uso de clarabóias ou painéis de vidro, e vão permitir que os raios do sol entrem no ambiente de forma mais uniforme e por um período bem prolongado.

Este tipo de iluminação é ideal para uso na varanda, na área de serviço, em piscinas aquecidas, nos corredores e nos jardins internos da residência. Porém, neste tipo de iluminação devem ser tomados cuidados redobrados para que o vento ou a chuva não danifiquem a estrutura, e também que os raios do sol não venham trazer prejuízos para móveis e objetos decorativos.

3-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

Objetos vazados na decoração

Objetos vazados na decoração

Tijolos de vidro, blocos vazados, telhas transparentes, ou mesmo o uso de pergolatos de madeira, também ajudam a dar um toque especial na decoração, deixando cada ambiente bem iluminado.

4-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

Modelos de ambientes com maior aproveitamento de luz natural

Modelos de ambientes com maior aproveitamento de luz natural

E abaixo separamos alguns modelos de ambientes que foram decorados de uma forma que a luminosidade natural possa ser aproveitada da melhor maneira possível:

5-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

6-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

7-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

8-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

9-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

10-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

11-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

12-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

13-Como aproveitar a luminosidade natural em casas e aptos

Aprendeu como aproveitar a luminosidade natural em casas e apartamentos ?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *