Home » Arquitetura » Sustentável » Como aproveitar a ventilação natural no projeto de casa: 3 projetos e soluções

Como aproveitar a ventilação natural no projeto de casa: 3 projetos e soluções

Saibam como aproveitar a ventilação natural no projeto de sua casa, através do uso da ventilação cruzada, uma técnica antiga e muito mais eficiente.

23/09/2014 12h33m. Atualizado em 29/05/2015 18h25m por:

 

Como aproveitar a ventilação natural 001

Ter uma casa bem ventilada e arejada é uma forma de garantir muito mais saúde para nossa família, pois ajuda a retirar a umidade dos ambientes, evitando assim o aparecimento de fungos e bactérias, que podem causar alergias e inúmeras doenças respiratórias.

Além disso, uma casa bem ventilada ajuda na economia de energia mensal, que é muito importante para um bom equilíbrio do orçamento familiar, e também contribui para melhorias na qualidade ambiental, já que trás um uso mais racional da energia elétrica para todos.

Mas para isso é importante que possamos aproveitar a ventilação natural de uma forma útil e bem prática, e que pode ser elaborada já na montagem do projeto da casa.

A ventilação cruzada – Uma técnica excelente para aproveitar a ventilação natural

E uma das maneiras mais antigas para garantir o melhor aproveitamento da ventilação natural dentro da casa é com o uso das técnicas de ventilação cruzada.

Exemplo de ventilação cruzada.

Exemplo de ventilação cruzada.

A ventilação cruzada consiste em criar duas aberturas em um ambiente, aonde a primeira recebe o ar, que circula pelo local até ser eliminado pela outra abertura. Com isso o ambiente vai ter sempre ar fresco circulando em seu interior, deixando-o com temperatura mais agradável, principalmente nos dias mais quentes do ano.

Como aproveitar a ventilação cruzada no projeto da casa

Para aproveitar os benefícios da ventilação cruzada em diversos ambientes de uma casa podem ser instaladas janelas e janelões, de preferência na direção do vento predominante no local, e aberturas elevadas nas paredes posteriores, ou mesmo portas que permitam a entrada do ar com mais facilidade.

Como aproveitar a ventilação natural 003

Aproveitando a ventilação natural em sua casa!

Estas aberturas elevadas garantem que o ar quente saia com mais facilidade, já que ele tende a subir, permitindo assim a entrada de um ar mais fresco e renovado.

Como aproveitar a ventilação natural 005

Aberturas no teto

Também podem ser feitas aberturas no teto, que permitem a instalação de clarabóias, que facilitam a circulação do ar de uma forma prática, gerando assim um ambiente mais agradável e vem ventilado de forma natural.

Como aproveitar a ventilação natural 004

Blocos vazados,

O uso de blocos vazados, ou mesmo das janelas de madeira, são opções que também vão garantir a circulação eficiente do ar no ambiente, gerando assim maior conforto térmico nestes locais.

Como aproveitar a ventilação natural 006

Ventilação cruzad

E neste vídeo vocês conferem mais algumas informações sobre o uso da ventilação cruzada, que pode ser instalada aí no projeto de sua casa, de forma muito eficiente e muito benéfica:

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *