Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Como assentar cerâmica em casa

Como assentar cerâmica em casa

Aprenda como assentar cerâmica em sua casa de forma simples, e com as ferramentas adequadas para cada etapa. O processo para assentar é simples e pode ser feito por um leigo.

19/03/2013 10h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h35m por:

 

Como assentar cerâmica em casa

A cerâmica é uma peça decorativa muito utilizada como acabamento de casas e apartamentos. Ela pode ser usada como piso ou azulejo, e seu uso é mais comum em cozinhas, banheiros e piscinas. E a colocação da cerâmica trás muitas vantagens para o ambiente, como a praticidade na hora da limpeza e também a duração do material, que garante um belo acabamento por anos sem perder o brilho.

Outra vantagem da cerâmica é que ela pode ser usada para ampliar a luz natural do ambiente, principalmente na cozinha, que é um cômodo fundamental dentro de uma casa.

Dicas de como assentar cerâmica

Para que a cerâmica possa ser assentada em sua casa, são necessários alguns cuidados, que veremos a seguir:

• As paredes e o piso não podem apresentar umidade, pois isso vai prejudicar todo o trabalho de colocação da cerâmica;
• Em lugares com muita umidade (banheiro, cozinha) é necessário o uso de uma argamassa colante para assentar à cerâmica;
• O piso e a parede dever estar nivelados e bem rebocados, para que a cerâmica não fique com ondulações;
• E devem ser tomados cuidados na hora de cortar a cerâmica, pois ela é um material altamente cortante, e que pode causar acidentes.

Como assentar cerâmica em casa 2

Assentar cerâmica em casa

Materiais

E para assentar a cerâmica basta seguir estas dicas:

Você vai precisar de:

• Argamassa;
• Cerâmica;
• Martelo de borracha;
• Colher de pedreiro;
• Desempenadeira dentada;
• Pregos, martelo, lápis e linha de pedreiro;
• Um nível e uma mangueira de nível;
• Um cortador de cerâmica;
• Espaçadores de piso.

Como assentar cerâmica em casa 3

Escolha da Cerâmica

A primeira dica para assentar cerâmica em casa é colocar uma placa de cerâmica no chão, em um dos cantos do quarto, e outra do outro lado, sem colá-las ao chão. Estas duas funcionarão como guia, mas a parede não deve ser curva ou ondulada. Com as duas cerâmicas no chão, você deverá fixar um prego do lado de cada uma delas, e esticar uma linha de pedreiro de um prego ao outro, para que cada cerâmica seja assentada nesta linha.

Como assentar cerâmica em casa 4

Na Parede

Na parede o mesmo processo de assentar cerâmica pode ser feito, mas ao invés disso, você pode colocar duas cerâmicas no chão, uma abaixo da outra, e um espaçador entre elas. Feito isso meça o tamanho das duas, e depois meça o mesmo tamanho partindo do teto de sua casa, e marque com um lápis. Aqui você deve tirar o nível de altura para que a cerâmica seja assentada corretamente.

Depois você deve preparar a argamassa conforme as instruções da embalagem, e com o auxilio da desempenadeira dentada, aplicar uma camada de massa no local onde vai colocar a cerâmica.

Como assentar cerâmica em casa 5

Coloque a cerâmica sobre a argamassa, e bata nela devagar com o auxílio do martelo de borracha, para que ela fique bem colada. Aqui uma dica, use o nível sobre a peça para evitar que ela fique torta após a secagem.

Repetição

Repita o processo com outra cerâmica, mas desta vez coloque o espaçador para limitar o vão entre as peças, e com isso deixar um acabamento perfeito na obra. E ao final você deve aplicar o rejunte nos vãos da cerâmica, para dar o toque final no revestimento de sua casa.

Como assentar cerâmica em casa 6

Vídeo

Confira neste vídeo mais algumas dicas essenciais para assentar cerâmicas como pisos ou azulejos aí na sua casa:

Aprendeu como assentar cerâmica de maneira fácil? Comente!

 
 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Como assentar cerâmica em casa

  1. Neilton Rodrigues Bandeira Silva disse:

    O que era difícil,para um lêigo como eu, tornou-se fácil… Com as explicações eos vìdeos, fornecendo informações detalhadas. Aprendi muito obrigado!!!

  2. Joseli Thomé disse:

    É maravilhoso ter pessoas que se preocupam em ensinar, parabéns e muito obrigada. Que cuidados preciso ter em uma parede muito úmida para assentar a cerâmica? Agradecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *