Como Bloquear Celular Roubado com IMEI

Uma dica fácil que ajudará você a ter um alivio maior ao ter seu celular roubado! Aprenda como bloquear o celular via IMEI.

05/04/2012 09h10m. Atualizado em 29/10/2014 14h28m por:

 
 

Bloqueio de celular 1

Aprenda como bloquear celular roubado por meio do IMEI. O número de pessoas que utilizam celulares no Brasil tem aumentado consideravelmente. E a cada dia empresas de telefonia móvel fazem aparelhos recheados de novas tecnologias e muitas funcionalidades, que são projetadas para, a cada dia mais, deixar os celulares mais funcionais e práticos de serem usados.

Mas, aliado a estas tecnologias dos celulares, acabamos deixando gravados no aparelho dados importantes de nossa vida, com agenda telefônica, mensagens, rotas de ruas mais consultadas (em casos de aparelhos com GPS embutido), dados bancários, fotos pessoais e de família, etc.

Celulares visados

E infelizmente estes aparelhos se tornam alvos preferidos de bandidos, que utilizam muitas destas informações para aplicar golpes, ou podem até utilizar seu aparelho para prática de algum ato ilícito, e isto pode gerar uma série de complicações para você.

Estima-se que, por ano, sejam roubados aproximadamente 1 milhão de celulares no Brasil, e estes dados podem ser bem maiores, pois só são computados os roubos ou perdas onde foi registrado o boletim de ocorrência.

Bloqueio de celular roubos

Para evitar que este aparelho, que foi furtado ou mesmo perdido, seja usado indevidamente, o mais recomendado é o bloqueio do IMEI. O IMEI – International Mobile Equipment Identity, ou traduzindo: Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

O que é IMEI e onde localizo ele

O IMEI é o número de registro do aparelho, como se fosse um número de série, que é armazenado em uma central, chamada de EIR (Registro de Identidade do Equipamento), toda vez que um aparelho é habilitado para uso. Ele é único para cada aparelho comercializado, e através de seu bloqueio o celular perde as funções mais importantes, como realizar ligações ou acessar a internet.

Para saber qual o IMEI de seu aparelho celular basta digitar *#06#, ou verificar logo abaixo de onde fica localizada a bateria (quando retirada do aparelho), ou mesmo através da caixa do aparelho, pois o número se encontra nela também.

Mobile Phone in a hand on white background

IMEI

Como realizar o bloqueio de meu aparelho celular

E para realizar o bloqueio de seu aparelho celular, em caso de perda ou furto, basta seguir estes passos:

O primeiro passo é a realização de um boletim de ocorrência, que pode ser feito em uma delegacia próxima de sua residência ou mesmo através dos serviços de Boletim Online, que esta disponível em alguns estados, com São Paulo, através do link: http://www.ssp.sp.gov.br/bo/.

Depois é necessário entrar em contato com a operadora de seu aparelho, e solicitar o bloqueio de seu chip (número de celular) e o bloqueio do aparelho através do IMEI. Será solicitado que você envie uma cópia do BO através de um número de fax ou mesmo para um email, ambos serão orientados pelo atendente da operadora.

Após isso seu aparelho estará bloqueado e não poderá ser usado pelos bandidos para realizar ligações ou mesmo utilização de funções que envolvam internet. E com isso eles passam a não ter validade para os ladrões.

Bloqueio de celular IMEI

Bloqueio de celular IMEI

Importante

Sempre realize o boletim de ocorrência em caso de furto ou perda de seu celular, pois com isso os dados sobre este crime serão melhor apurados e a polícia poderá agir de forma mais eficaz na prevenção deste crime.

O BO também é importante para lhe proteger de alguma implicação legal, caso o aparelho seja usado para prática de um crime pelos bandidos.

Somente com o registro do boletim será possível o bloqueio do IMEI do celular roubado, pois é ele que irá garantir a veracidade de suas informações.

Você também pode ligar imediatamente para operadora de seu número de celular e efetuar o bloqueio do chip, para que o número não seja usado, e depois pode realizar o BO e o posterior bloqueio do IMEI.

O bloqueio do chip poderá ser desfeito posteriormente, para que você, ao adquirir outro aparelho tenha novamente seu antigo número de celular em mãos.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>