Home » Arquitetura » Materiais de Construção » Como calcular o traço de concreto em 5 etapas

Como calcular o traço de concreto em 5 etapas

Está construindo e não sabe o que é traço de concreto? Aprenda em pouco tempo o que é o traço de concreto, como ele é calculado, e também como fazer concreto em casa sem o uso da betoneira.

10/02/2015 22h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h41m por:

 

A construção de uma casa é feita através de várias etapas muito importantes, e que possuem características específicas para dar sustentação e segurança ao imóvel.

E uma destas etapas envolve o uso do concreto, um tipo de argamassa feita entre a mistura de cimento, areia, pedras e água (ou outros materiais), que é utilizada para preenchimento de contrapisos, lajes, colunas e vigas, garantindo assim maior sustentação e reforço a obra.

Como-calcular-o-traço-de-concreto-002

Mas para fazer o concreto de maneira adequada, é necessário seguir uma medida padrão, que servem para determinar sua durabilidade e resistência, de acordo com o local aonde será aplicado.

– Conheça a decoração com concreto aparente;

O que é o traço de concreto

Esta mistura dos materiais recebe o nome de traço ou dosagem, e tem como principal objetivo determinar qual a proporção ideal de cada um dos materiais utilizados na fabricação do concreto.

E de acordo com o local aonde o concreto será utilizado, podemos seguir esta tabela de medidas:

1. Concreto magro (base de fundações e contrapisos)

1 saco de cimento, 8 latas e meia de areia, 11 latas e meia de pedra e 2 latas de água. Este traço rende aproximadamente 14 latas (0,25 metros cúbicos de massa) por saco de cimento;

2. Concreto para fundações

1 saco de cimento, 5 latas de areia, 6 latas e meia de pedra e 1 lata e meia de água. Este traço rende aproximadamente 9 latas (0,16 metros cúbicos de massa) por saco de cimento;

– Tijolos na massa de concreto;

3. Concreto para pisos

1 saco de cimento, 4 latas de areia, 6 latas de pedra e 1 lata e meia de água. Este traço rende aproximadamente 8 latas (0,14 metros cúbicos de massa) por saco de cimento;

4. Concreto para pilares, vigas, vergas, lajes e pré-moldados em geral:

1 saco de cimento, 4 latas de areia, 5 latas e meia de pedra e 1 lata e 1/4 de água. Este traço de concreto rende aproximadamente 8 latas (0,14 metros cúbicos de massa) por saco de cimento.

Como-calcular-o-traço-de-concreto-003

Vale ressaltar que água em excesso deixa o concreto menos resistente, e pouca água deixa buracos no concreto, portanto adicione água sempre aos poucos, e complete caso precise de mais.

Dicas de como fazer concreto da maneira correta

E neste vídeo vocês conferem dicas de como preparar a massa de concreto aí na sua casa, sem o uso de betoneiras e de uma maneira menos trabalhosa do que o método tradicional:

Além deste método, dá pra fazer o concreto com menos esforço ainda. E para isso basta fazer primeiro a massa de areia e cimento, mas proporções que serão utilizadas na obra, e somente ao final dela pronta adicionar as pedras aos poucos. Daí é só ir mexendo as pedras na massa já pronta, que o concreto estará pronto para uso.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *