Home » Arquitetura » Pintura » Como chapiscar uma parede: 4 dicas essenciais e passo a passo

Como chapiscar uma parede: 4 dicas essenciais e passo a passo

Vejam as dicas de como chapiscar uma parede com o uso de massa artesanal, que é feita com areia, cimento e água.

11/06/2014 07h33m. Atualizado em 13/03/2015 21h44m por:

 

Como chapiscar uma parede 003

Talvez você esteja neste momento construindo sua casa, ou mesmo fazendo aquela reforma no quarto dos fundos, e já esteja até se familiarizando com algumas etapas da obra.

E uma destas etapas é o chapisco, que é muito importante para garantir maior aderência de argamassas e outros revestimentos nas paredes e no teto de sua casa.

Mas para entender um pouco mais sobre o chapisco, e também conferir como ele é aplicado nas paredes hoje viemos lhes mostrar este artigo.

Como chapiscar uma parede-2

Como chapiscar uma parede? Aprenda

O que é o chapisco?

Chapisco é um tipo de argamassa que serve para revestir as paredes e tetos, facilitando assim a aplicação do revestimento posterior, como reboco ou texturas. Ele é aplicado em todas as paredes de uma obra, e pode ser feito de forma artesanal ou industrial.

O chapisco artesanal é feito com o uso de areia fina, cimento e água. Já o chapisco industrial é comprado pronto, e aplicado com o uso de maquinas especializadas, como é o caso do Reboco Projetado: Como funciona o Reboco Projetado.

Em alguns casos o chapisco também é utilizado como um revestimento rústico das paredes, principalmente em muros laterais da casa, e desta forma o custo final da obra se torna bem menor.

Como chapiscar uma parede-1

Chapiscando uma parede!

Passo a passo para chapiscar uma parede

Neste vídeo vocês conferem como é simples realizar a aplicação do chapisco nas paredes de sua casa da forma convencional. E uma dica para melhorar a aderência do chapisco nas paredes é umedecê-las com o uso de uma brocha mergulhada em água:

Reboco Projetado

Vale lembrar que hoje em dia existe o reboco projetado, que é feito com o uso de uma máquina de projeção e argamassa feita exclusivamente para chapiscar e rebocar paredes.

Como chapiscar uma parede-3

Método automático para chapiscar uma parede

Seu custo/benefício é bem melhor em relação ao chapisco manual, e seu uso é recomendado para quem está construindo sua casa e vai ter muitas paredes para chapiscar e rebocar.

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Como chapiscar uma parede: 4 dicas essenciais e passo a passo

  1. vanderlei garcia de carvalho disse:

    é uma boa este modo de preparar se paredes, mas gostaria de ver ums projetos da casa prontra, uma casa de 2 pavimento de 6 metros de larguraspor 10 de comprimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *