Home » Decoração » Como combinar sofá, tapete e cortina

Como combinar sofá, tapete e cortina

Confira algumas dicas que vão lhes ajudar na hora de combinar sofá, tapete e cortina na sala de estar aí da sua casa, de forma charmosa e elegante.

20/10/2016 09h47m. Atualizado em 20/10/2016 09h47m por:

 

Quando decoramos uma sala de estar, existem três peças chaves que ajudam a garantir um visual mais harmonioso na decoração, são elas: o sofá, o tapete e a cortina.

Embora estes itens sejam encontrados em outros ambientes pela casa, é na sala de estar que eles mais se destacam, já que o ambiente é um dos mais visitados em diversas ocasiões.

sofa-e-cortina-1

Por este motivo, na hora de combinar cada um destes itens, é bom seguir algumas dicas, que vão lhes ajudar na hora de montar uma combinação harmoniosa, elegante e convidativa.

Dicas para combinar sofá, tapete e cortina na sala de estar

Uma das primeiras dicas para escolha do sofá, tapete e cortina, é medir o tamanho da sala (ou do ambiente aonde eles serão usados), para evitar a compra de, por exemplo, um sofá muito grande e que vai atrapalhar toda a circulação do ambiente.

Em seguida vem a escolha das cores, e nessa hora vocês podem optar pelo uso de cores quentes (as cores primárias: vermelho, amarelo e laranja); cores frias (as cores secundárias, como o azul, verde e roxo); ou as cores neutras (dentre elas o branco, o bege e os tons pastéis).

Nesta linha, as cores quentes oferecem mais alegria aos ambientes, e são ideais para salas com pouca entrada da luz solar; enquanto que as cores frias são mais indicadas para cômodos mais iluminados, já que dão a sensação de ambientes mais calmos e com temperatura agradável.

Em contrapartida, o uso das cores neutras combina em qualquer ocasião, principalmente para montar um sala mais harmoniosa e sem muitos exageros na decoração.

Desta forma, a combinação das cores entre o sofá, o tapete e a cortina pode ser feita de forma harmônica, que usa cores adjacentes para uma boa combinação; forma complementar, que usa cores de lados opostos para trazer harmonia ao ambiente; ou de uma forma monocromática, que é o uso da mesma cor em toda decoração, em tons mais claros ou mais escuros.

sofa-e-cortina-2

A escolha do sofá

Agora é a hora de combinar cada item, e o primeiro deles é o sofá, o móvel central em uma sala de estar. Na hora da compra do sofá, opte por um modelo macio e confortável, e confira na loja qual o tecido mais indicado para o clima de sua cidade.

Como ele é o centro do ambiente, o mais indicado é o uso das cores neutras, que podem ser complementadas com o colorido da cortina e do tapete, ou em tons de cores que se complementem entre si na hora da decoração.

sofa-e-cortina-3

A escolha da cortina

O segundo item na hora da escolha é a cortina, que além de ter papel fundamental no visual decorativo, também ajuda no controle da entrada de luz natural e ventilação dentro da sala de estar.

Aqui a escolha das cores é importante de acordo com a luminosidade da sala, com o uso de cores quentes para ambientes pouco iluminados, e cores frias para ambientes bem iluminados.

Também é importante saber qual o tecido das cortinas, pois tecidos mais pesados vão conservar mais calor, enquanto que os tecidos leves dissipam mais a temperatura.

sofa-e-cortina-4

A escolha do tapete

Ao final é chegada a hora da compra do tapete, uma peça de decoração que pode ser usada em praticamente toda casa. E para uso harmonioso na sala, a escolha do tapete deve ser como um complemento ao visual do sofá e da cortina.

Este complemento pode ser integrado, com cores neutras para não marcar tanto o tapete na decoração, ou cores em destaque, quando o foco decorativo está em pequenos detalhes, que podem ser vistos no tapete, nas cortinas e em outros itens de decoração.

Também é importante ficar atento ao tamanho do sofá, que deve ser colocado, de preferência, com um dos lados abaixo do sofá ou de outros móveis, para garantir mais integração na decoração, e também mais segurança ao seu uso.

Por último, uma boa combinação decorativa é aquela em que o visual de cada item pode ser apreciado como um todo, sem aquela sensação de peso, que é gerada por ambientes muito sobrecarregados visualmente.

Modelos de combinação de sofá, tapete e cortina

sofa-e-cortina-5

sofa-e-cortina-6

sofa-e-cortina-7

sofa-e-cortina-8

sofa-e-cortina-9

sofa-e-cortina-10

sofa-e-cortina-11

sofa-e-cortina-12

sofa-e-cortina-13

sofa-e-cortina-14

sofa-e-cortina-15

sofa-e-cortina-16

sofa-e-cortina-17

sofa-e-cortina-17

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *