Home » Decoração » Casas e Apartamentos » Como deixar sua casa mais fresca sem fazer reforma

Como deixar sua casa mais fresca sem fazer reforma

21/04/2016 08h02m. Atualizado em 18/04/2016 12h06m por:

 

Nos últimos anos a temperatura em todo Brasil vem subindo gradualmente, e com isso os termômetros estão batendo recordes de temperatura elevada.

E esta temperatura elevada é sentida em praticamente todas as estações do ano, o que muitas vezes dá aquela sensação de moleza no corpo, e até certo desconforto, que dificulta até o descanso noturno.

Nestas horas o que todo mundo quer é uma casa com piscina no quintal, e também um ar condicionado em cada cômodo, para aliviar todo este calorão.

Como deixar sua casa mais fresca 003

Dicas para deixar sua casa mais fresca sem fazer reforma

Mas como isto nem sempre é possível, saiba que existem algumas alternativas bem simples e práticas que você pode fazer aí na sua casa, que vão ajudar a diminuir a temperatura dos ambientes, e o que é melhor, sem a necessidade de fazer aquela reforma no imóvel.

1.Ventilação

E uma das dicas mais simples é aumentar a ventilação em cada ambiente, que é feita com a abertura de portas e janelas pela casa, para que o ar circule livremente e de forma contínua.

Como deixar sua casa mais fresca 002

2.Ventiladores

O uso do ventilador também ajuda a aumentar a circulação de ar nos ambientes, porém, eles apenas fazem o ar circular pela casa. Mas para deixá-lo mais eficiente você pode colocá-los em frente à janela assim que anoitece, e com isso eles irão pegar o ar mais fresco de fora da casa, e fazê-lo circular pelo quarto ou pela sala de sua casa.

Como deixar sua casa mais fresca 004

3.Lâmpadas fluorescentes ou de led

Troque também as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED, que emitem o mínimo de calor, e ainda são mais econômicas e duráveis.

Como deixar sua casa mais fresca 005

4.Cortinas brancas

Para cômodos em que a luz solar fica visível na maior parte do tempo, a dica é investir em cortinas brancas, que não absorvem o calor, e ainda produzem sombra no local. Mas use cortinas com tecido leve e vazado, que vai garantir a circulação de ar no ambiente.

Como deixar sua casa mais fresca 006

5.Capas de tecidos no sofa

Quem tem sofás e poltronas feitas em couro ou veludo, pode optar pelo uso de capas feitas de tecidos leves, como algodão ou seda, que ajudam a diminuir o calor.

Como deixar sua casa mais fresca 007

6.Plantas

Invista também em plantas pela casa, que ajudam a deixar o ambiente mais fresco, e também mais úmido, já que elas transpiram durante sua fotossíntese, e assim liberam umidade pela casa.

Como deixar sua casa mais fresca 001

Aliado a isto, para aumentar a umidade nos ambientes, coloque vasilhas com água pela casa, ou mesmo uma toalha molhada durante a noite, e com isso a sensação de secura no ar vai diminuir bastante. Só não se esqueça de trocar a água com frequência, para evitar a proliferação da dengue.

Como deixar sua casa mais fresca 008

Dica criativa – Faça em casa um ar condicionado caseiro

E outra dica bem bacana vocês conferem neste vídeo do canal Manual do Mundo, aonde o vlogueiro Iberê Thenório vai lhes ensinar uma maneira bem prática para fazer um ar condicionado caseiro, com o uso de um cooler de computador, uma bateria e uma garrafa pet:

7.Piso de vinilicos, elementos vazados e ventiladores de pedestal

ventilador-de-coluna

vinilico no chao

elementos vazados

Sao ideia práticas de fazer, e vai ajudar a dar aquela refrescadinha na temperatura da sua casa.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *