Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » Como escolher soleira para sala: 4 dicas e 5 modelos para a escolha ideial

Como escolher soleira para sala: 4 dicas e 5 modelos para a escolha ideial

Vejam neste artigo o que é a soleira, qual sua função dentro da casa e algumas dicas para elaboração da soleira na sala de estar ou salas integradas.

14/04/2014 13h33m. Atualizado em 13/03/2015 21h02m por:

 

Como escolher soleira para sala 004

Cada etapa de uma construção requer seus cuidados, para que tudo seja feito com total segurança, e assim possam garantir muito mais conforto para seus moradores.

E um dos cuidados na finalização da obra é com a construção da soleira das portas e divisões de cada cômodo, que deve ser feita para dar um acabamento elegante na decoração, e também planejada para ser segura aos moradores.

Como escolher soleira para sala1

Soleira dividindo ambientes como sala de jantar, cozinha e sala de estar

O que é soleira?

A soleira é um termo utilizado na construção civil para denominar aquele vão que fica entre o piso e a porta, que em muitas vezes forma um degrau que marca o arremate do piso em relação ao ambiente externo.

Ela pode ser feita de vários materiais, como madeira, cerâmica, mármore ou granito, de acordo com o estilo de cada obra. E também podemos utilizar o termo soleira para definir a separação entre dois pisos que estejam nivelados ou em alturas diferentes.

Como escolher soleira para sala2

Soleira fina

Dicas para construção da soleira na sala

Em geral, a soleira é muito utilizada como acabamento nas portas, realçando assim o design dos pisos, e também deixando a entrada da casa muito mais elegante.

Aqui a soleira também desempenha um papel fundamental para demarcar o desnível entre a sala e a área externa, que pode ser o quintal da casa ou a varanda, e que em muitas vezes possui um pequeno degrau de acesso entre os ambientes.

Como escolher soleira para sala4

Soleira de entrada da varanda

Soleira entre a sala e cozinha

Outra maneira de utilizar a soleira nas salas é quando o ambiente é integrado com a cozinha ou sala de estar, e nestes casos a soleira pode agir como um divisor entre os cômodos, seja de forma discreta, quando o piso de ambos os cômodos é o mesmo, ou de forma mais aparente, quando os ambientes possuem pisos diferenciados.

E a soleira também é indicada para demarcar o início de um degrau, o que é muito comum em salas com dois ambientes e que geralmente são feitas em níveis diferentes um do outro.

soleira entre sala e cozinha

Soleira preta entre a sala e cozinha

A soleira não é obrigatória

Mas vale lembrar que a elaboração da soleira não é uma etapa obrigatória para todos os cômodos da casa, e que seu uso em alguns casos acaba sendo mais estético, principalmente quando ela é utilizada para divisão de ambientes que estão no mesmo nível.

E você gostou dos modelos de soleiras?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *