Como Fazer Massa de Pizza Caseira

Aprenda como fazer uma deliciosa pizza caseira. A seguir você aprende desde o preparo da massa até o modo de assar!

 
 

Massa de pizza 1

Dicas para fazer massa de Pizza deliciosa! A pizza é um dos alimentos mais consumidos por todo mundo. Ela é feita com um disco de massa fermentada de farinha de trigo, onde são acrescentados vários ingredientes, que dão um sabor todo especial a receita. Nela pode ser colocado queijo, presunto, ovos, calabresa, atum, legumes, champignons, palmito, frango, catupiri, entre outros, e cada um destes dá uma combinação diferente de sabor e sofisticação na produção da pizza. Também pode ser feita com ingredientes doces, como goiabada, marmelada ou chocolate, que acrescentam um gosto todo especial ao sabor da pizza.

E acredita-se que os primeiros povos a consumirem a massa de pizza foram egípcios e gregos; e somente depois desta época é que a massa foi levada para Itália. E lá na Itália é que a massa ganhou seu destaque culinário, sendo difundida para todo mundo.

Massa de pizza 2

Pizza

Por isso, nós aqui do Vai Com Tudo separamos uma receita de massa de pizza que você pode fazer aí na sua casa, e que fará um enorme sucesso com seus familiares, amigos e até entre a criançada.

Massa de pizza 3

Massa de Pizza Extra Macia

Ingredientes

• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo especial peneirada (valor aproximado);
• 30 gramas de fermento biológico;
• 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
• 1 colher (sopa) de açúcar refinado;
• ¾ xícaras (chá) de leite morno (valor aproximado);
• 1 colher (café) de sal ou massa de alho;
• ¼ de xícara (chá) de óleo de soja (valor aproximado);
• Farinha de trigo (usar o quanto for necessário para dar liga na massa);
• Óleo para untar as assadeiras.

Modo de preparar

A primeira etapa é preparar o fermento. Pegue uma vasilha de plástico funda, coloque luvas e desmanche o fermento junto com o leite morno. Depois adicione o açúcar e a colher de farinha de trigo.

Cubra a massa de pizza com um pano limpo, e deixe dentro do forno desligado por aproximadamente meia hora de repouso. Depois deste tempo, retire a vasilha do forno, e acrescente na mistura a farinha e o sal, sovando bastante.

Se for preciso, adicione leite morno aos poucos ou mais farinha de trigo. Não se esqueça do óleo, mas não o use em excesso na massa da pizza, senão ela pode ficar dura.

Massa de pizza sovada

A Massa de Pizza

Sove bem até que a massa comece a soltar das mãos e fique bem lisinha. Este processo é demorado, mas importante, pois quanto mais a massa for sovada, mais ela ficara macia por dentro e crocante por fora depois que for assada.

Quando a massa já estiver bem lisinha, faça uma bola com ela, depois adicione um pouco de óleo nas mãos e unte a bola de massa. Coloque a massa em uma vasilha e cubra-a com um pano limpo. Leve a massa de pizza ao forno desligado e deixe descansar por aproximadamente uma hora. Neste tempo unte as assadeiras com óleo. Depois que a massa tiver descansado, tire-a da vasilha e separe-a em pequenas porções, conforme o tamanho das pizzas que irá fazer.

Massa de pizza rolo

Esticando a Massa

Esticar a Massa de Pizza

Em uma pia estique a massa com o auxílio de um rolo ou com uma garrafa de vidro cheia de água morna para quente em seu interior. Depois coloque a massa nas assadeiras. Espalhe molho de tomate sobre as massas, e deixe-as dentro do forno desligado para descansarem por um período de 40 minutos a 1 hora. A massa irá crescer novamente. Retire as assadeiras do forno.

Massa de pizza tomate

O Forno

Pré-aqueça o forno por 15 minutos na temperatura máxima, de modo que ele fique bem quente. Após o pré-aquecimento, leve cada forma de massa ao forno individualmente por volta de 5 minutos, apenas para pré assar a massa. Lembre-se de deixar a grade do forno alta. Retire a assadeira do forno e acrescente o recheio de sua preferência à massa de pizza. Leve-a novamente ao forno por um período entre 5 a 10 minutos, geralmente o tempo de derreter o queijo.

Massa de pizza 4

Esta massa, em geral, fica grossa e crocante por fora, e macia por dentro. Você pode optar pela substituição do óleo por azeite extra virgem, e também acrescentar orégano e ervas finas à massa.

Como fazer uma massa caseira:

Receita de Pizza do Mais Você:

Curso de Pizzaiolo parte 1:

Este vídeo mostra de maneira fácil como preparar uma massa de pizza leve e como deve ser seu descanso (parte importante) para um melhor rendimento da receita:

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Como Fazer Massa de Pizza Caseira

  1. anselmo lobato guimaraes disse:

    porque na massa de volseis não leva ovo e nem manteiga eleite em po

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>